Impostos

Como marcar atendimento presencial nas Finanças

Descubra o que tem de fazer para ser atendido presencialmente nas Finanças.

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Como marcar atendimento presencial nas Finanças

Descubra o que tem de fazer para ser atendido presencialmente nas Finanças.

O atendimento presencial nos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) necessita de marcação prévia na generalidade dos serviços de Finanças. Explicamos como fazer o agendamento online ou a partir do telefone. Com a pandemia de Covid-19, os serviços de Finanças implementaram uma norma de 2014 que exige marcação para atendimento presencial. A necessidade de agendamento também se aplica às tesourarias destes serviços. Se tiver um pagamento a fazer ao fisco e não o puder fazer através do multibanco, homebanking, MBWay, agências bancárias ou CTT, marque o atendimento na tesouraria com antecedência para não correr o risco de incumprimento de prazos.

Marcar atendimento nas Finanças pela internet

Siga o seguinte passo a passo para agendar o seu atendimento no Portal das Finanças: 1. Aceda ao site da AT e clique em “Apoio ao Contribuinte”portal das finanças página inicial2. Autentique-se no Portal das Finanças com o seu NIF e senha das Finanças ou usando o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital; 3. No ecrã que surge após a autenticação, selecione “Atendimento por Marcação”atendimento por marcação4. No ecrã seguinte, clique em “Marcar Atendimento”marcação de atendimento5. Escolha o assunto e o subassunto da marcação; 6. Indique o número de documentos a apresentar. Se não tiver apresentações para efetuar assinale “até 20 Documentos”. No campo das “Observações” explique sucintamente o assunto a resolver e, caso tenha documentos a submeter, clique em “Procurar…” para carregar o(s) ficheiro(s) do seu computador. Quando tiver terminado, clique em “Marcar Atendimento”.documentos e observações7 Confirme e autorize os dados de contacto e veja quais as disponibilidades dos serviços que mais se adequam à sua necessidadeautorização de dados8. No mapa do ecrã seguinte escolha o distrito e indique o local Por defeito, é indicado o serviço de finanças da área de residência. Caso não seja possível nesse serviço ou deseje marcar noutro serviço, é possível alterar.confirmação9. No ecrã seguinte encontra as datas e horas disponíveis para atendimento pela AT dentro do período que indicou. Selecione a data e hora que lhe for mais conveniente e clique em “Marcar Atendimento”. Tenha em atenção que é frequente só haver disponibilidade para atendimento por parte da AT alguns dias, ou até semanas, depois. Não deixe para fazer a marcação nos últimos dias se o assunto que tem para resolver estiver sujeito a prazos.

Marcar atendimento nas Finanças por telefone

Para marcar um atendimento nas Finanças por telefone deve utilizar o número 217 206 707 do CAT - Centro de Atendimento Telefónico, todos os dias úteis das 09h00 às 19h00. As opções que a gravação indica não incluem a marcação de atendimento. Selecione a que mais se adequar ao assunto que quer ver resolvido e procure fazer a marcação por essa via.

Consultar a Autoridade Tributária sem agendamento

Em alternativa ao agendamento prévio, embora possa ser mais difícil conseguir que o atendam, pode recorrer ao telefone e contactar as Finanças, expondo logo o seu caso. Pode contactar o CAT pelo 217 206 707, para tentar resolver o seu assunto sem ter de se deslocar. Quando ligar o número vai ouvir uma gravação que lhe dá várias opções. Selecione a que mais se adequa ao seu caso particular:
  • Acesso ao Portal das Finanças;
  • Dados do contribuinte e da sua atividade;
  • Declarações fiscais e obrigações acessórias;
  • Pagamentos, reembolsos ou coimas;
  • Importação, exportação ou encomendas postais.
Para contactar diretamente um Serviço de Finanças veja os contactos dos serviços de finanças. Selecione “Serviços da AT” para descarregar automaticamente o ficheiro Excel com os dados dos:
  • Serviços centrais;
  • Direções de Finanças;
  • Alfândegas;
  • Serviços de Finanças.
Atualmente, existem Serviços de Finanças a atender exclusivamente por marcação e outros a atender num regime misto, que inclui atendimento por marcação e atendimento imediato. Nestes serviços, o atendimento imediato destina-se a assuntos simples como: emissão de documentos únicos de cobrança, pedidos de certidões, entrega de documentos ou requerimentos. Assim, se pretender deslocar-se a um Serviço de Finanças, procure informar-se antecipadamente se é necessária marcação, para não correr o risco de não ser atendido. Se o assunto a tratar for simples e de âmbito mais genérico, como, por exemplo, saber como obter a guia de pagamento do IUC - Imposto Único Automóvel, tente usar o e-Balcão.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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