É possível marcar atendimento presencial nos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) online ou a partir do telefone. Com o agendamento prévio de atendimento, o contribuinte evita esperar indefinidamente por uma vez nas Finanças.

Marcar atendimento nas Finanças pela internet

Para marcar uma hora de atendimento nas Finanças deve:

  1. Aceder ao Portal das Finanças e clicar em “E-Balcão”.
  2. Clicar em “Atendimento Presencial por Marcação”.
  3. Inserir dados pessoais de acesso.
  4. Selecionar “Marcar Atendimento”;
  5. Escolher o assunto e o subassunto da marcação;
  6. Ver as instruções em destaque;
  7. Indicar o número de documentos a apresentar;
  8. Confirmar e autorizar os dados de contacto;
  9. Escolher o local, os dias e a hora da consulta de acordo com a preferência pessoal e a disponibilidade da AT.
  10. Por defeito, é indicado o serviço de finanças da área de residência. Caso não seja possível nesse serviço ou deseje marcar noutro serviço, é possível alterar.
  11. Selecionar e confirmar a marcação.

Note que, se a marcação for realizada depois das 08h00, ela já não poderá decorrer nesse dia nem no dia seguinte.

Pode também marcar atendimento na Segurança Social através da internet.

Marcar atendimento nas Finanças por telefone

Para marcar um atendimento nas Finanças por telefone deve utilizar o número 217 206 707, todos os dias úteis das 09h00 às 19h00.

A marcação do atendimento é confirmada por mensagem SMS ou na caixa de correio eletrónico.

Saiba mais em Atendimento com pré-marcação nas Finanças.

Consultar a Autoridade Tributária, sem agendamento, por telefone

Em alternativa ao agendamento prévio, pode sempre recorrer ao telefone e contactar as Finanças, expondo logo o seu caso.

Pode ser mais difícil conseguir que o atendam. Mas o atendimento telefónico das Finanças existe e é feito através do Centro de Atendimento Telefónico (CAT). Conheça o número e quais os esclarecimentos que pode obter através dele no nosso artigo Atendimento telefónico das Finanças.