Como se manter acordado no trabalho sem café

Como fazer para ficar acordado no trabalho não é uma dúvida só sua. Acontece a todos. Mais cedo ou mais tarde surge um dia (ou uma noite) onde o cansaço no trabalho é tanto que custa a manter os olhos abertos.

Tomar um café é a primeira coisa que se pode fazer, mas na impossibilidade de o fazer, ou por uma questão de escolha, restam outras alternativas.

1. Abra a janela

Abra a janela, se puder, e receba uma boa dose de luz natural.

2. Beba chá

O chá verde e o chá preto são conhecidos pelo efeito energético.

3. Beba água gelada

Beba muita água para se manter hidratado. O corpo desidratado tem mais tendência a ficar cansado. Beber muita água, sobretudo gelada, garante que você se mantém alerta. Se beber muita água também terá de se levantar e ir à casa de banho mais vezes.

4. Levante-se e circule

Por falar em ir à casa de banho, quando lá for deite água fria no rosto. Faça o favor de circular. Levante-se e ande constantemente no trabalho.

5. Faça exercício

Se trabalha muito tempo sentado deve fazer alongamentos e olhar para a janela de 20 em 20 minutos. Pode instalar apps que o ajudam a exercitar. Se trabalha em casa ou sozinho até pode fazer umas flexões para despertar rapidamente.

6. Alimente-se bem

Coma snacks como maças e frutos secos para ter energia e se manter mais desperto. Evite snacks com açúcar, pois receberá apenas um empurrão energético momentâneo, caindo de seguida no cansaço. Lembre-se que as grandes refeições devem ser leves para evitar a sonolência.

7. Masque uma chiclete

Coloque uma chiclete na boca para aumentar a circulação do sangue no cérebro e a concentração.

8. Ouça música

Escolha música alegre ou pesada para ouvir enquanto trabalha. Coloque o volume alto se trabalhar sozinho, ou meta uns auscultadores para não incomodar os outros.

Tente sempre dormir o suficiente nas noites da semana de trabalho. Existem más consequências se dormir pouco durante a noite.