As 10 maiores potências mundiais da atualidade

As maiores potências mundiais correspondem às grandes nações que pela sua força económica, política e militar são capazes de exercer poder sobre a diplomacia mundial.

Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América destacam-se claramente entre as grandes potências do mundo da atualidade. Além de serem a maior potência militar mundial, estão em primeiro nas listas de países por PIB nominal do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e das Nações Unidas.

Rússia

O histórico e eterno rival dos Estados Unidos constitui-se como a segunda maior potência militar do mundo. Já não tem o mesmo poder do passado, sendo o país suspenso do G8, mas ainda se demonstra relevante na política internacional. É o maior país do mundo a nível de área total.

Alemanha

A nível europeu a Alemanha é o país que melhor PIB apresenta. Aliada à melhor economia do velho continente está um padrão de vida elevado. A nível político não há contestação possível: esta nação reveste o papel de líder na União Europeia.

Japão

O Japão apresenta a terceira melhor economia do mundo, logo atrás no pódio aos Estados Unidos e à China. A sua população possui um alto padrão de vida, enquanto o país prima pelo desenvolvimento industrial e tecnológico.

Reino Unido

A segunda maior economia da Europa é a do Reino Unido. Juntando quatro países (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), o Reino Unido é ainda uma potência importante no palco mundial, com uma robusta influência económica, política, militar e cultural.

França

Logo atrás do Reino Unido economicamente encontra-se a França. Já a nível militar, a França é considerada a maior força da Europa. O país tem uma pesada influência política no continente europeu, apresentado um alto número de grandes multinacionais. 

Itália

A Itália é um dos sete países do G7, daquelas que são consideradas as sete mais influentes potências mundiais. Já não apresenta uma economia tão forte como no passado, mas ainda consegue ser a quarta melhor economia da Europa.

China

A China é a nação das invenções. A pólvora e o papel são dois exemplos das invenções chinesas que percorreram o mundo. A China apostou no desenvolvimento tecnológico e na exportação, tornando-se no maior produtor mundial de alimentos. Também privilegiou a construção de infraestruturas e na modernização do país. Tem o segundo maior PIB do mundo.

Índia 

Tal como a China, a Índia é uma nação com muita população e com muito poderio militar (é a quarta nação mais poderosa, logo atrás da China). Encontra-se também entre os 10 países com o maior PIB do mundo.

Canadá

O Canadá é um membro integrante do G7. É a décima economia mundial e o segundo maior país do mundo a nível de área total. É considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo e um dos países com as melhores condições de vida.