As 10 maiores potências mundiais da atualidade

As maiores potências mundiais destacam-se pela sua força económica, política e militar. Em outubro de 2018, o FMI divulgou os dados referentes à riqueza de cada país e o ranking das maiores potências mundiais da atualidade, com base no PIB. O estudo tem, também, projeções de crescimento até ao ano 2023. Estas são as nações mais ricas do mundo:

1 - Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América concentram 1/4 da riqueza mundial. Com uma avaliação de 18,8 biliões de euros, acumulam mais riqueza do que a soma das riquezas do 4.º ao 10.º classificado deste ranking. No entanto, prevê-se que em 2050 a China e a Índia ultrapassem os Estados Unidos da América.

2 - China

A China é a nação das invenções. Tem vindo a apostar no desenvolvimento tecnológico e na exportação, tornando-se no maior produtor mundial de alimentos. Também privilegiou a construção de infraestruturas e na modernização do país. É, ainda, a potência que domina o comércio online. A sua riqueza está avaliada em 12,41 biliões de euros

3 - Japão

Com 4,35 biliões de euros, o Japão apresenta a terceira melhor economia do mundo. A sua população possui um alto padrão de vida, enquanto o país prima pelo desenvolvimento industrial e tecnológico. Num futuro próximo, prevê-se que o Japão perca a sua posição no pódio das maiores potências mundiais, dando lugar à Índia, à Indonésia ou ao Brasil.

4 - Alemanha

A nível europeu, a Alemanha é o país mais rico. Juntamente com a França, a Alemanha assume uma grande papel na liderança da União Europeia. A sua riqueza está avaliada em 3,61 biliões de euros.

5 - Índia 

Tal como a China, a Índia é uma nação com muita população e com muito poderio militar. Está em franco crescimento económico, sendo previsível que ultrapasse os Estados Unidos da América até 2050. O PIB da Índia é 2,59 biliões de euros.

6 - França

A nível europeu, logo atrás da Alemanha encontramos a França. O país tem uma pesada influência política no continente europeu, apresentado um alto número de grandes multinacionais. O PIB da França é 2,49 biliões de euros.

7 - Reino Unido

A terceira maior economia da Europa é o Reino Unido, com um PIB 2,46 biliões de euros. Juntando quatro países (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), o Reino Unido tem sido uma potência importante no palco mundial, com muita influência económica, política, militar e cultural. Esta situação poderá alterar-se, dependendo de qual seja o desfecho do Brexit.

8 - Itália

A Itália já não apresenta uma economia tão forte como no passado, mas ainda consegue ser a quarta melhor economia da Europa e a oitava do mundo. A riqueza da Itália está avaliada em 1,85 biliões de euros.

9 - Brasil

O PIB do Brasil é 1,69 biliões de euros. Num futuro próximo, é expectável que venha a ocupar o top 5 da lista das maiores potências mundiais, juntamente com a China, Índia, Estados Unidos da América e Indonésia.

10 - Canadá

O Canadá é a décima maior economia mundial e o segundo maior país do mundo a nível de área total. É considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo e um dos países com as melhores condições de trabalho e de vida. Tem um PIB de 1,59 biliões de euros.

Trilião nos EUA é bilião em Portugal

O estudo do FMI apresenta o PIB em triliões de dólares. O que os americanos chamam de trilião, em Portugal e no resto da Europa é chamado de bilião, isto é, € 1 000 000 000 000 (12 zeros). Se for até aos Estados Unidos e se referir a um bilião (que em Portugal tem 12 zeros), o mais provável é que os americanos considerem que se refere a um número com 9 zeros. Por sua vez, um número com 9 zeros em Portugal não é um bilião (como é nos EUA), são mil milhões.