A linguagem corporal no mundo do trabalho é muitas vezes menosprezada, dando azo a situações menos felizes para os trabalhadores. Para melhorar a sua imagem no trabalho pode ter os seguintes cuidados com a linguagem corporal no trabalho.

1. Sentar-se direito

Por mais que queira relaxar no trabalho, nunca se deve sentar como se estivesse no sofá de casa.

Mantenha sempre a coluna direita no trabalho, para bem da sua saúde e da sua reputação. Lembre-se que ombros desalinhados ou caídos denotam desânimo e timidez. Mantenha os ombros longe das orelhas.

Ocupe todo o espaço da cadeira e não apenas a ponta. Coloque ambos os pés no chão, paralelos. Não cruze as pernas ou apoie os seus pés nas pernas da cadeira.

Fique com 8 dicas para manter a postura correta no trabalho.

2. Manter a cabeça levantada

Se estiver curvado perante os colegas ou superiores mostrará insegurança e nervosismo. Por alguma razão se andava antigamente de livros na cabeça: para praticar a postura correta e mostrar confiança.

3. Não se mexer muito

Evite mexer as mãos em demasia, mostrando nervosismo, e distrair os outros com movimentações em excesso. Também não se deve rir como se estivesse no cinema ou apontar dedos aos colegas.

Não cruzar as pernas e os braços, por exemplo, é uma das regras de etiqueta numa reunião de trabalho.

Não vale também espreguiçar-se na cadeira, colocar a mão no queixo, estalar dedos, bater dedos na mesa e mexer no cabelo, se deseja passar uma boa imagem.

4. Vestir-se bem

Por falar em imagem, vista-se exemplarmente, de acordo com a cultura da empresa. Para se sentir e para parecer confiante e profissional, deve vestir roupa apropriada para o trabalho.

5. Falar com convicção

Para ser levado a sério no trabalho deve ser seguro de si. Não fale num tom monótono nem num tom demasiado alto. Projete a sua voz para passar segurança nas suas palavras.

6. Manter as mãos visíveis

Esconder as mãos denota nervosismo ou falta de honestidade. Caso não saiba o que fazer com as mãos, coloque-as na cintura. Se unir os dedos das duas mãos passará uma imagem de autoridade e conferirá importância à mensagem.

7. Usar as mãos para ilustrar a conversa

Pode gesticular para facilitar a compreensão da mensagem que passa, desde que não gesticule em demasia.

8. Dar um bom aperto de mão

O seu aperto de mão deve passar força e confiança. Pratique o aperto de mão, para que não saia nem fraco nem demasiado forte, ofensivo.

9. Manter os pés separados

Dê algum espaço entre os pés, quando em pé. Mantenha-os separados para mostrar estabilidade e segurança no espaço que ocupa.

10. Dar grandes passos

Dê grandes passos, firmes, ou pelo menos evite dar pequenos passos, o que transmite timidez.

11. Olhar "olhos nos olhos"

Um dos erros que se cometem em apresentações é a falta de contacto visual, olhando-se para o chão. Mantenha o contacto visual com as pessoas no ambiente de trabalho. Não tenha receio em olhar as pessoas olhos nos olhos. Quando fala, deve passar metade do tempo a olhar a outra pessoa, e quando ouve deve passar 70% do tempo a encarar a outra pessoa.

12. Sorrir

Essencial é sorrir para os seus interlocutores. O simples facto de não sorrir para os outros pode fazer com que não gostem de si no trabalho. Se manter o hábito de sorrir, mesmo que seja para si mesmo, verá que o trabalho começará a pesar menos e a correr melhor. Aparente tranquilidade, se deseja alcançar a tranquilidade no trabalho.