8 Lições de vida que não precisa de esperar toda a vida para aprender

Não precisa de esperar a vida toda para aprender as seguintes lições de vida que se descobrem com a experiência no trabalho.

1. Deve-se trabalhar naquilo que se ama

Meta-se numa área onde possa ser um grande peixe. Faça aquilo que gosta. Só se vive uma vez. Não trabalhe para quem não o aprecia e não faça o que não aprecia. O resultado será sempre de qualidade mediana. Siga o seu sonho.

2. Não aceite um não como uma resposta e não desista

Muitas pessoas de sucesso adoradas agora por milhões podem dizer-lhe isto mesmo: é preciso tentar 10 ou 100 vezes até alguém reconhecer o seu talento. Não é um único não que o deve fazer desistir.

3. Não leve as coisas para o lado pessoal

Uma das coisas que não se pode confundir no trabalho é o lado profissional e o lado pessoal. Por vezes levar com críticas e com injustiças é o maior incentivo que se pode ter para trabalhar e para mostrar que alguém está enganado.

4. Não há atalhos para o sucesso

É preciso trabalhar mais, mostrar mais, fazer mais. A forma de ultrapassar a concorrência é fazer melhor ou mais, nem que seja só um pouco. Basta um centímetro mais à frente para se ganhar uma corrida na linha da reta.

5. Acredite no que os instintos lhe dizem

Muitas decisões se tomam ao longo da vida, sobretudo na vida profissional. É preciso tomar decisões com cabeça, mas também com o coração. É doloroso olhar para trás e pensar que se tomou uma decisão errada porque simplesmente não se deu ouvidos à voz interior.

6. O conformismo é um inimigo

Estar confortável é conviver com o inimigo. Deve-se estar sempre desejoso de mais e de melhor, de mudar e melhorar, caso contrário cai-se no conformismo, na estagnação e no esquecimento.

7. Peça ajuda quando é preciso

Por vezes é muito difícil fazer as coisas sozinho. Para evitar fazer as coisas mal, é necessário engolir o orgulho e a insegurança, recorrendo a quem pode ajudar. Muitas pessoas adoram ajudar.

8. Mantenha o equilíbrio na vida

A vida não é só trabalho. Para ser feliz é preciso saber conjugar a vida profissional com a vida familiar, a vida social com a vida pessoal.