Por: João Paulo Moura

6 lições a aprender com os jogadores de futebol sobre dinheiro

Podemos aprender algumas lições financeiras com os jogadores de futebol, para além das lições técnicas, futebolísticas.

É verdade que alguns jogadores não sabem gerir o dinheiro que ganham (3 em 5 jogadores da liga inglesa chegam à bancarrota em 5 anos após a retirada), mas vamos pegar num exemplo geral de jogador de futebol que sabe gerir o seu dinheiro.

1. Viver abaixo das possibilidades

Por mais que um jogador de futebol ganhe, ele vive abaixo das suas possibilidades. Seja qual for o salário que receba, se gastar o que ganha vai entrar no colapso financeiro em pouco tempo. O lema chapa ganha chapa gasta é para esquecer.

2. Construir uma marca pessoal

Um jogador pode ter um toque técnico ou uma comemoração de golo especial que o distingue da maioria. Um trabalhador também deve ter uma característica própria ou uma assinatura pessoal no trabalho que o identifica.    

No futebol a imagem pessoal conta bastante e rende na mesma medida. Manter uma boa reputação ajuda a gerar patrocínios e outras formas de rendimento. Qualquer trabalhador ou candidato de emprego deve tentar fazer o mesmo.   

3. Poupar para o futuro

Como a carreira futebolística é curta, a maioria dos jogadores poupa grande parte do que ganha para gastar no futuro. Por precaução, deve-se sempre poupar dinheiro para certas coisas.

4. Procurar outras fontes de rendimento

O jogador de futebol não se limita a usar as pernas para ganhar dinheiro. Ele também usa a cabeça para descobrir outras formas de rendimento, como a publicidade. Mesmo quando termina a carreira futebolística, surgem outras carreiras para explorar, como a carreira de comentador, de treinador, de empresário, etc.

Reinventar a carreira pode ser a solução para um trabalhador.

5. Fazer diferentes investimentos

Quando se tem algum dinheiro em mãos deve-se investir para gerar mais rendimentos. Claro que um jogador pode investir em restaurantes e hotéis, enquanto muitos de nós não podem fazer o mesmo, mas existem muitos tipos de investimentos a fazer.

Confira as regras essenciais para investir com sucesso.

6. Procurar outras ofertas

Um bom trabalhador, como um bom jogador de futebol, tem sempre mercado. Muitos de nós têm receio de mudar de local de trabalho, mas ter medo da mudança resulta em estagnação e em perda de qualidades, já para não falar no custo de oportunidade: o dinheiro que se perde por não se mudar. Já o jogador de futebol não tem receio em mudar de clube, desde que as condições contratuais sejam melhores.