O leasing imobiliário para habitação é uma solução disponível para particulares.

O leasing consiste num meio de financiamento acordado através de um contrato de locação financeira, onde existe um locador que disponibiliza o uso de um bem ao locatário (o cliente), que paga uma renda.

Leasing imobiliário para particulares

O leasing imobiliário permite ao particular comprar, construir ou melhorar uma casa própria (ou outros tipos de imóveis).

O prazo mínimo do leasing pode ser de 5 ou 7 anos, por exemplo, e o máximo de 15 (outras finalidades que não habitação) ou 30 anos (com limite de 75 anos de idade).

Após este prazo é dada a opção ao locatário de adquirir definitivamente esse imóvel por um valor residual. Até lá a propriedade jurídica do imóvel é do locador, enquanto a propriedade (responsabilidade) económica é do locatário.

O financiamento no leasing imobiliário é de 100% do valor do imóvel ao qual são acrescidas despesas com escrituras e registos. É obrigatório subscrever um seguro para o imóvel.

Recorrer ao leasing tem vantagens e desvantagens, devendo o interessado medir as mesmas e proceder a várias simulações antes de assinar um contrato de leasing.

Oferta de leasing imobiliário

No caso do leasing imobiliário para particulares existem soluções no mercado como:

Os bancos não disponibilizam a opção de fazer uma simulação de leasing imobiliário online. Para tal deve-se contactar as instituições bancárias.

Também existe leasing imobiliário para empresas.