Lean management é uma filosofia de gestão empresarial que tem como objetivo principal criar valor para a empresa através da redução de desperdício. Requer uma total quebra dos paradigmas existentes e implica uma completa mudança de mentalidades, na forma como se gerem as atividades.

Conceito

O lean management é uma filosofia de gestão centrada na melhoria da produtividade, reduzindo ou eliminando custos e tempos, com vista a promover as atividades que realmente acrescentam valor para o cliente. O conceito é aplicado em áreas como a indústria e em outros serviços gerais, sejam do domínio empresarial ou público.

O pensamento "lean" consiste num conjunto de princípios que visam simplificar o modo como uma organização produz e entrega valor aos seus clientes enquanto todos os desperdícios são eliminados. O ponto de partida é reconhecer que apenas uma pequena fração do tempo e esforço de uma organização é convertida em valor. Após definido o valor de um produto ou serviço na perspectiva do cliente, todas as atividades que não acrescentam valor devem ser eliminadas.

Princípios do Lean Management

  • Redução de desperdícios;
  • Redução de inventário e as necessidades a nível de espaço;
  • Potencia a existências de sistemas de produção robustos;
  • Desenvolve um adequado sistema de abastecimento, interno e externo;
  • Melhora os layouts e aumenta a flexibilidade.

É possível fazer um curso ou formação de lean management para conseguir melhores resultados na empresa.