O IVA é dedutível no IRS até um determinado limite. O IVA dedutível no IRS de 2015 (entrega em 2016) é de 15%, ou seja, o contribuinte pode deduzir 15% do valor do IVA constante nas suas faturas (com o seu NIF).

Entrada em vigor

A dedução em IRS de 15% do IVA suportado pelo contribuinte entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013, estreando-se a sua aplicação na declaração anual de IRS de 2013.

Situações compreendidas

Nem todas as compras do contribuinte servem para deduzir o IVA pago na sua declaração de IRS anual. Esta dedução de 15% só é aplicável na aquisição de serviços de reparação de automóveis e reparação de motociclos, na restauração e alojamento, e nos cabeleireiros.

Montante máximo

O total de dedução que se pode fazer é de 250€ por agregado familiar. Para se chegar a este limite é preciso gastar-se no entanto cerca de 9 mil euros anuais.

Fatura

Para usufruir da dedução de 15% de IVA nas aquisições mencionadas no IRS é preciso pedir fatura com o número de contribuinte.

Este benefício fiscal derivado das deduções de 15% do IVA é automaticamente calculado pela Autoridade Tributária, não havendo necessidade de inscrever os valores relacionados com estas despesas na declaração anual de IRS.