IRS de trabalhadores independentes: como preencher?

Se é trabalhador independente fique com dicas para preencher a sua declaração anual de IRS.

1. Entregar o IRS no início de abril

A entrega da declaração anual de IRS pelos trabalhadores independentes tem de ser feita online, durante o mês abril e o mês de maio. Teoricamente, quanto mais cedo entregar melhor, para ter aceso a um possível reembolso do IRS mais cedo.

Veja como preencher o IRS online.

2. Preencher os vários anexos do IRS

Existem 3 anexos essenciais a preencher pelos recibos verdes. Convém não esquecer de preencher o anexo SS, o anexo mais recente do Modelo 3 destinado aos trabalhadores independentes.

3. Não colocar despesas em regime simplificado

As despesas de recibos verdes no IRS não são aceites em todos os regimes. Só os trabalhadores em regime de contabilidade organizada podem deduzir as despesas com a atividade. Não é preciso guardar papéis de despesas com a atividade no regime simplificado.

4. Fazer o IRS como trabalhador dependente

O trabalhador independente pode escolher ser tributado pelas regras do trabalhador por conta de outrem, se trabalhar para apenas uma entidade.

Saiba mais no artigo recibos verdes no IRS como dependente.

5. Declarar o fecho de atividade

Quem fechou a atividade independente deve declarar o fecho no quadro 14 do anexo B. Quem fechou atividade e não teve rendimentos de categoria B pode colocar o anexo B do IRS a zeros.

6. Inserir pagamentos por conta e deduções

As retenções na fonte são inseridas automaticamente no anexo B, quadro 6. Contudo, é necessário inserir manualmente os pagamentos por conta no IRS. Já as deduções de saúde e afins são colocadas no anexo H.

7. Simular o IRS

O simulador de IRS do Economias destina-se também a trabalhadores independentes. Para simular o IRS a pagar ou receber aconselha-se a selecionar “simular” antes de entregar a declaração anual no site Portal das Finanças.

É importante colocar/verificar o IBAN na declaração de IRS para se receber um eventual reembolso de IRS na conta bancária.

8. Corrigir erros atempadamente

Como existem muitos dados a preencher, pode haver a necessidade de entregar uma declaração de substituição, dado a primeira não conter todos os dados. O trabalhador independente pode esquecer-se de colocar as contribuições para a Segurança Social, por exemplo. É possível entregar uma nova declaração até ao final do prazo de entrega do IRS sem multa.

Saiba como substituir a declaração de IRS.