IRS Automático: passo a passo

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Este ano o IRS automático vai abranger um universo ainda maior de contribuintes, ao abranger também os casais com filhos.

O IRS automático é, sem dúvida, uma opção que facilita muito a entrega desta obrigação. Apesar de atualmente, caso assim o deseje, possa simplesmente não fazer nada e declaração é automaticamente validada no final do prazo, esta não é a atitude mais correta na gestão da sua vida financeira. Até porque, quanto mais cedo validar e submeter a sua declaração, mais cedo receberá o reembolso, caso a ele tenha direito. 

Veja connosco como fazer a validação e confirmação da sua declaração neste passo-a-passo.

IRS Automático: como validar a sua declaração?

  • Comece por entrar na sua área pessoal do Portal, clicando em "Iniciar Sessão". Faça a sua autenticação com o seu N.º de Contribuinte e Senha de Acesso. Pode ainda utilizar o Cartão do Cidadão (e leitor) ou a Chave Móvel Digital para aceder a este serviço. 

irs automatico 2

  • Aceda a "IRS" >> "IRS Automático". Irá surgir um quadro com a identificação do agregado familiar

irs automatico2

  • Caso o agregado seja constituído por mais do que uma pessoa, terá que assinalar no final do quadro se pretende incluir os dados do outro elemento do agregado familiar. Ao clicar sim ou não, aparece o botão para continuar. 
  • De seguida surge o quadro para autenticar os restantes elementos do agregado familiar. 

irs automatico3

  • Após proceder à autenticação de todos os elementos do agregado familiar, surge um quadro com o resumo dos Rendimentos, Retenções e Despesas, que deve analisar para confirmar a informação

irs automatico4

  • E logo de seguida, a pré-liquidação, quer para a entrega conjunta quer para a entrega  em separado, podendo assim escolher a opção que lhe for mais vantajosa (neste caso em concreto é indiferente).

irs automatico5

  • Selecione a opção que pretende validar, bem como pode escolher consignar 0,5% do seu IRS e/ou 15% do IVA suportado a uma Instituição de Solidariedade Social à sua escolha. 
  • Após clicar "Aceitar" surge o quadro final, onde deve proceder à confirmação do NIB, selecionar a caixa de verificação "Li e entendi as condições" e, finalmente, confirmar. 

irs automatico7

  • Por fim aparece o último quadro, onde pode obter, clicando em "comprovativo", a sua declaração de IRS preenchida, para imprimir ou guardar em PDF, ou clicar em "imprimir" e obter o comprovativo de submissão da declaração.

irs automatico7

  • Agora resta aguardar pelo reembolso!

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.