A declaração automática é uma declaração de IRS que é pré-preenchida pelas Finanças, a título provisório, com toda a informação necessária para a entrega do imposto, mas que deve ser validada pelos contribuintes.

Abrange os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente, e pensões (categoria A e H), com ou sem dependentes. Em 2021, passa a englobar ainda os profissionais independentes que preencham determinados requisitos.

Se, antes de avançar, pretende ainda clarificar algumas ideias sobre IRS automático, pode fazê-lo aqui: IRS automático 2021: 8 informações que deve saber.

Caso contrário, vamos lá:

IRS Automático: como validar a sua declaração?

Veja connosco como fazer a validação e confirmação da sua declaração neste passo-a-passo.

  • Comece por entrar na sua área pessoal do Portal da Autoridade Tributária, clicando em "Iniciar Sessão". Faça a sua autenticação com o seu N.º de Contribuinte e Senha de Acesso. Pode ainda utilizar o Cartão do Cidadão (e leitor) ou a Chave Móvel Digital para aceder a este serviço.

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  • Aceda a "IRS" >> "IRS Automático". Irá surgir um quadro com a identificação do agregado familiar

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  • Caso o agregado seja constituído por mais do que uma pessoa, terá que assinalar no final do quadro se pretende incluir os dados do outro elemento do agregado familiar. Ao clicar sim ou não, aparece o botão para continuar.
  • De seguida, surge o quadro para autenticar os restantes elementos do agregado familiar.

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  • Após proceder à autenticação de todos os elementos do agregado familiar, surge um quadro com o resumo dos Rendimentos, Retenções e Despesas, que deve analisar para confirmar a informação.

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  • E logo de seguida, a pré-liquidação, quer para a entrega conjunta quer para a entrega em separado, podendo neste momento escolher a opção que lhe seja mais vantajosa (no caso apresentado é indiferente).

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  • Selecione a opção que pretende validar, podendo ainda escolher consignar 0,5% do seu IRS e/ou 15% do IVA suportado a uma Instituição de Solidariedade Social à sua escolha.
  • Após fazer click em "Aceitar", surge o quadro final, onde deve proceder à confirmação do NIB, selecionar a caixa de verificação "Li e entendi as condições" e, finalmente, confirmar.

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  • Por fim aparece o último quadro onde, fazendo click em "comprovativo", pode obter a sua declaração de IRS preenchida, para imprimir ou guardar em PDF, ou fazer click em "imprimir" e obter o comprovativo de submissão da declaração.

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  • Agora resta aguardar pelo tão desejado reembolso!

Por fim, tome nota, deixar que a submissão automática aconteça, impede-o de detetar algum erro nas contas das Finanças e não permite optar pela tributação conjunta, no caso de casados e unidos de facto que o pretendam (a declaração automática assume a tributação separada). Há ainda que ter em conta que, uma vez que a declaração se transforma em definitiva apenas no limite do prazo de entrega, vai atrasar o hipotético reembolso de IRS. Opte sempre pela validação.

Paula Vieira
Paula Vieira
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Experiência profissional em Banca de Investimento (corporate finance, fusões & aquisições e mercado de capitais), direção financeira e controlo de gestão. Atualmente presta assessoria financeira independente.