15 sites para investir online

Investir online tem sido a estratégia de muitos investidores para diversificar a sua carteira de investimentos de forma simples, cómoda e sem o recurso a intermediários, como bancos e financeiras. Se tem algum dinheiro disponível e procura melhorar a sua rentabilidade, entre nestes sites e comece ainda hoje a investir online.

Sites de investimento imobiliário

A Housers é uma plataforma online de financiamento colaborativo na área imobiliária. Na prática, a Housers coloca os utilizadores do site em contacto com promotores de projetos imobiliários, para que financiem os seus projetos. Para começar a investir online na Housers, basta que tenha € 50. O dinheiro investido é destinado a um projeto imobiliário concreto, escolhido por si, de entre as oportunidades exibidas no site. 

Arrendamento, reabilitação ou construção

A Housers oferece 3 tipos de oportunidades de negócio:

  1. Arrendamento: Investimento em imóveis para exploração através de arrendamento e venda. Recebe, todos os meses, uma renda, proporcional ao seu investimento.
  2. Investimento: Investimento em reabilitação ou construção de imóveis para venda. Não há benefícios mensais. O retorno do investimento é pago quando o projeto atinge a valorização projetada.
  3. Taxa fixa: Investimento em empréstimos concedidos a promotores para nova construção. Tem rendimentos desde o primeiro mês e o capital é-lhe devolvido no final do projeto. 

O utilizador começa por fazer a sua inscrição online, que é totalmente gratuita. Para validar a sua identidade como investidor, é-lhe pedido que anexe uma cópia do seu documento de identificação. 

Sites de empréstimos a empresas

A Raize funciona como uma bolsa de empréstimos a pequenas e médias empresas. Pode começar a investir online na Raize com apenas € 20. O retorno ocorre sob a forma de prestações mensais.

As empresas começam por requerer empréstimo junto da plataforma, sendo o pedido analisado num prazo de 48 horas e sem quaisquer custos. O utilizador da plataforma cede o seu dinheiro às empresas, mediante a prévia análise da informação financeira disponibilizada. É possível investir em várias empresas ao mesmo tempo. Se precisar de liquidez, pode, a todo o tempo, ceder os seus empréstimos a outros investidores.

Tesouraria, investimento e apoio a startups

Existem 3 tipos de oportunidades  no site da Raize para quem quer encontrar bons negócios:

  1. Financiamento tesouraria e investimento: o investidor cede o seu dinheiro a título de empréstimo amortizável mensalmente, por um período de 6 a 60 meses.
  2. Adiantamento de faturas: o dinheiro emprestado à empresa destina-se a antecipar o recebimento de dinheiro em dívida por um cliente, titulado por uma fatura.
  3. Financiamento startups: empréstimos para empresas com menos de 2 anos de atividade.

Emprestar a empresas no estrangeiro

Em alternativa, pode ceder o seu dinheiro a empresas de outros países, através destes sites:

Sites de empréstimos entre pessoas (P2P)

Outra oportunidade de investimento online surge através dos sites de empréstimos entre pessoas. Estas fintech estão a ocupar os lugares dos bancos e a multiplicar-se um pouco por todo o mundo. Se tem dinheiro disponível e quer investir online, comece por espreitar estes sites:

A maioria dos sites de empréstimos entre pessoas não cobra comissões de utilização da plataforma e, em alguns casos, o empréstimo está garantido: em caso de incumprimento por parte do devedor, não perde o seu dinheiro.