O início de atividade na Segurança Social é feito de forma automática. O início da atividade independente é feito nas Finanças, que comunicará a sua situação à Segurança Social.
Abrir atividade de recibos verdes nas Finanças
O início de atividade independente é realizado nas Finanças, presencialmente, existindo partilha de dados com a Segurança Social. O trabalhador recibos verdes também pode abrir atividade online, no Portal das Finanças. Veja como abrir a atividade independente.
Tenha em consideração que o trabalhador recibos verdes goza de benefícios no ano de início de atividade.
Inscrição na Segurança Social de trabalhador independente
O início de atividade de trabalhadores independentes é feito automaticamente na Segurança Social por troca de dados com a Autoridade Tributária, sem os trabalhadores recibos verdes estarem obrigados a qualquer formalidade. Contudo, o trabalhador tem de estar inscrito na Segurança Social, com um número identificativo, assim como tem o dever de conceder à Segurança Social todos os elementos necessários à comprovação de situações nas quais não seja possível obter informação automaticamente ou que suscitem dúvidas.
Saiba mais sobre como funciona este regime em Recibos verdes e Segurança Social: as regras e os descontos.