“Indústria 4.0 – Economia Digital” é o nome da nova estratégia do Governo para alcançar a transformação digital da indústria portuguesa.

Esta estratégia nacional para a indústria contempla 60 medidas que deverão ter impacto em mais de 50.000 empresas a operar em Portugal. Estima-se que o programa da Indústria 4.0, chamado i4.0, permita formar e requalificar mais de 20.000 trabalhadores até 2020 na área de competências digitais.

Entre as 60 medidas do programa destacam-se as seguintes.

1. Programa de competências digitais

O programa de competências digitais funcionará em colaboração com o setor privado para formar técnicos especializados e para criar novas oportunidades de inserção profissional pela obtenção de novas competências. Até 2020 esta medida deverá alcançar 20.000 pessoas.

2. Cursos técnicos i4.0

O programa para a Indústria 4.0 deverá aproximar escolas e indústrias, através da revisão e da atualização dos currículos dos cursos profissionais técnicos, consoante as necessidades das empresas.

3. Vales Indústria 4.0

Os “Vales Indústria 4.0” consistem em vouchers de valor até 7.500€, atribuídos a mais de 1.500 empresas portuguesas para apoiar a contratação de pessoal qualificado ou a aquisição de plataformas de comércio online ou de softwares de gestão fabril a prestadores certificados.

4. Learning Factories

Os “Learning Factories” consistem em fábricas reais dotadas de equipamento tecnológico que recriam ambientes empresariais i4.0. Estas fábricas permitirão aos jovens profissionais ter contacto com ambientes empresariais simulados e conhecer a realidade do mundo profissional.

5. Incubadora de empresas

Destaca-se ainda a criação de uma incubadora e aceleradora de produtização e prototipagem para a indústria 4.0. O projeto sediado no CEiiA, em Matosinhos, permitirá que startups tecnológicas portuguesas trabalhem conjuntamente com grandes empresas mundiais.

6. Footure 2020

Para a afirmação do calçado português até 2020 foi criado um plano estratégico que visa instaurar um roteiro do cluster do calçado para a Economia Digital.

Pode conhecer todas as medidas do i40 num documento pdf do site oficial do Indústria 4.0.