Índice Nacional de Satisfação do Cliente

O Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal) mede a qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado português, através da realização de inquéritos sobre a satisfação dos clientes portugueses.

Pelo recurso a este índice é possível conhecer as empresas com melhor registo de satisfação de clientes em Portugal nos diversos sectores que o estudo compreende:

  • abastecimento de água;
  • banca;
  • combustíveis;
  • comunicações;
  • dual;
  • eletricidade;
  • gás;
  • seguros;
  • transportes públicos.

Índice Nacional de Satisfação do Cliente 2017

O estudo de 2017 concluiu que a satisfação dos clientes em Portugal encontra o seu pico nos seguintes sectores nas próximas empresas:

  • Banca: BPI
  • Seguros Vida: CA Vida
  • Seguros Não Vida: Zurich
  • Comunicações Rede Fixa: Vodafone
  • Comunicações Televisão: Vodafone
  • Combustíveis Gás em Garrafa: Rubis Gás
  • Combustíveis Gás Natural: EDP
  • Eletricidade: Galp Energia
  • Dual (Gás e Eletricidade): EDP
  • Águas: Águas de Coimbra

Sectores com melhores desempenhos: gás em garrafa, combustíveis, seguros e serviço telefónico móvel.

Sector com piores desempenhos: transportes.

Melhores desempenhos por sectores:

  • Financeiro: seguros;
  • Comunicações: serviço telefónico móvel;
  • Energia: gás em garrafa;
  • Transportes: AMP.

Melhor relação qualidade/preço: combustíveis e subsector do serviço telefónico móvel.

Pior relação qualidade/preço: eletricidade e transportes da AML.

Maior taxa de reclamações: televisão por subscrição e internet fixa.

Menor taxa de reclamações: combustíveis e gás em garrafa.

Pode conhecer todos os resultados do Índice Nacional de Satisfação do Cliente na página ECSI Portugal.