Por: João Paulo Moura

5 Ideias para pais que trabalham em casa e têm de cuidar dos filhos

Trabalhar em casa é uma realidade que cada vez mais pais conhecem. Nos Estados Unidos 23% dos trabalhadores exercem a profissão a partir de casa. Trabalhar e ser pai ou mãe são duas responsabilidades que se misturam, quando se trabalha a partir de casa. Para ajudar a separar as duas tarefas a tempo inteiro ficam as seguintes 5 dicas.  

1. Construa um espaço de trabalho isolado e confortável

Antes de tudo, precisa de construir um espaço de trabalho próprio para executar devidamente as suas tarefas e para não ser incomodado.

Coloque uma secretária numa divisão mais vazia e isolada. Junte todos os materiais necessários para o exercício do seu trabalho.

2. Tente trabalhar sempre num horário fixo

Imponha leis no lar para serem respeitadas. Encare a casa como um escritório e estipule um horário de trabalho para não ser incomodado.

Certamente que sofrerá contratempos, mas se tiver um horário para trabalhar promoverá a organização e combaterá melhor o caos do lar.

3. Aproveite ao máximo os tempos sossegados

Se as interrupções no trabalho equivalem a pausas, os tempos de sossego em casa são os momentos de mergulho de cabeça no trabalho. Aproveite as alturas em que os filhos estão na escola ou a dormir para atacar o trabalho.

Pode até programar atividades para manter os filhos ocupados, de acordo com o seu horário de trabalho.

4. Envolva as crianças

No caso de as crianças estarem interessadas no seu trabalho e em ajudar, pode encontrar formas de as envolver nas tarefas, auxiliando-o no que for necessário.

Se você é o Batman, o seu filho é o Robin. Com a ajuda deste pode melhorar a produtividade ou eliminar mais rapidamente as tarefas domésticas a fazer. Estará ao mesmo tempo a ensinar ao seu filho como cumprir com as responsabilidades.

5. Faça experiências

Trabalhar em casa exige muita paciência e flexibilidade. Experimente diferentes formas de trabalhar até descobrir o método mais eficaz para o seu caso. Tanto pode envolver as crianças nas tarefas domésticas como deixá-las na casa dos colegas de escola, por exemplo. Tanto pode trabalhar no escritório como na sala. Tanto pode fazer desporto antes de trabalhar como programar atividades com os filhos para depois do trabalho. Seja criativo.