Por: João Paulo Moura

9 Hábitos de trabalho que o vão manter à frente da concorrência

Ao manter os hábitos de trabalho corretos, um trabalhador estica o seu pescoço para lá da multidão da empresa e dá facilmente nas vistas da chefia.

Se deseja alcançar uma promoção no trabalho, estes são 9 hábitos que pode praticar.

1. Completar todas as tarefas atempadamente

Nem toda a gente consegue cumprir com o que lhe é pedido para fazer. Se conseguir realizar com qualidade todas as tarefas dentro do tempo proposto, você consegue destacar-se facilmente da concorrência.

2. Ter uma atitude positiva

É difícil manter uma atitude positiva no trabalho todos os dias. Mesmo os patrões, que devem dar o exemplo, têm dificuldade em manter o positivismo.

Em vez de juntar-se à multidão de críticos, prefira ser o exemplo de positivismo para os outros seguirem.

3. Ter iniciativa

Enquanto os trabalhadores que se limitam a fazer o que é esperado deles são facilmente esquecidos, os trabalhadores que se propõe a ajudar os outros e a fazer coisas novas são rapidamente lembrados pela positiva e louvados.

4. Manter boas relações

Outra forma de trabalhar para uma promoção é tornar o trabalho em equipa eficaz e melhorar a gestão de pessoas, criando boas relações entre todos e promovendo novas dinâmicas de trabalho.

5. Saber ouvir e memorizar

As capacidades de comunicação tão prezadas nas empresas englobam também a atenção e a capacidade de memorização de informação. Se for o “computador humano” da empresa, que regista tudo o que ouve e que lê, estará certamente uns furos à frente dos colegas.

6. Cultivar a mudança

A inovação, muito procurada e valorizada nas empresas, é um requisito para o crescimento e para o sucesso.

Ofereça sugestões de melhorias no trabalho e procure novas formas de trabalhar, em vez de resistir e de bloquear a mudança.

7. Melhorar as competências

O trabalhador que quer ir mais longe entra em cursos e em formações que ajudem a melhorar o seu conhecimento e o seu currículo.

Tire cursos online ou formações extra laborais para aumentar o seu valor enquanto trabalhador.

8. Ser o braço direito do patrão

Aproximar-se do patrão, sendo o seu suporte quando em necessidade, lhe dará uma melhor perspetiva do negócio e conhecimentos valiosos.

Quando este for promovido ou se retirar, você será o primeiro a beneficiar com a situação.

9. Trabalhar já no próximo nível

Querer é poder. A melhorar forma de conseguir uma promoção é trabalhar como se já a tivesse recebido. Demonstre que está pronto a subir de cargo ao realizar o trabalho esperado nesse nível.

Melhore o seu vestuário, fale como um chefe e cumpra objetivos cada vez mais desafiantes. Será difícil alguém lhe negar uma promoção depois de mostrar que a merece.