Estes são 4 simples hábitos a manter para aumentar a produtividade no trabalho. Com eles torna-se possível terminar o dia a tempo e horas, e com um sentimento de realização, sabendo-se que o trabalho está cumprido.

1. Faça listas de tarefas

Tirar tempo para escrever as tarefas a fazer ao longo do dia não é sinónimo de perder tempo, antes pelo contrário. Se tirar alguns minutos para definir prioridades e estabelecer as tarefas em lista, consegue planear o seu trabalho de melhor forma.

2. Mantenha o espaço de trabalho organizado

Cada trabalhador tem a sua forma de trabalhar, mas num espaço de trabalho bem organizado torna-se mais fácil saber onde está o quê e consegue-se poupar tempo e cabelos no meio de tantas solicitações.

3. Faça uma coisa de cada vez

Com o objetivo de ser produtivo, o trabalhador faz mais do que uma coisa ao mesmo tempo. O problema é que faz mais de pior forma, sendo sempre preferível fazer uma coisa de cada vez com a devida atenção, sem sobrecarregar o cérebro de estímulos e pressões.

4. Faça pausas de hora a hora

A ciência diz-nos que o cérebro funciona por picos de energia de cerca de uma hora seguidos por momentos de quebras, de cerca de 15 minutos.

Para fazer mais e melhor não deve forçar o cérebro e o corpo, dizendo a si próprio que consegue vencer o cansaço e a desatenção.

Deve sim parar e fazer uma pausa construtiva. Se trabalha o dia todo ao computador, por exemplo, não deve ir ao Facebook na sua pausa, mas sim levantar-se e andar um pouco.

Fique com 5 formas de fazer pausas no trabalho.

Mesmo que o seu patrão o esteja a puxar aos limites para apresentar mais resultados, deve lembrar-se de que quem manda em si e o conhece melhor é você mesmo. Semeie estes hábitos na sua rotina diária e adicione outros que ache funcionais para aumentar a sua produtividade no trabalho.