6 Coisas que os grandes ouvintes fazem de diferente

Existem maus ouvintes, bons ouvintes e grandes ouvintes. Se deseja melhorar enquanto ouvinte deve seguir o exemplo dado pelos grandes ouvintes.

1. Eles não falam enquanto os outros falam

Os grandes ouvintes respeitam quem fala e não interrompem a conversa abruptamente.

2. Eles fazem perguntas pertinentes

Eles não se limitam, contudo, a ouvir passivamente. Eles sabem conversar, fazendo perguntas interessantes no decorrer natural da conversa, enriquecendo a mesma.

3. Eles demonstram atenção ao que ouvem

Uma característica dos grandes ouvintes é que eles prestam atenção ao que ouvem e o dão a perceber ao falante através de gestos, sons e expressões faciais.

4. Eles facilitam e melhoram a conversação

Estas pessoas conseguem criar um ambiente de compreensão e de interação onde a pessoa se sente confortável para falar e desenvolver os seus pensamentos e emoções, funcionando como trampolins para uma comunicação aberta e eficaz.

5. Eles memorizam e repetem o que ouviram

Outro traço comum dos grandes ouvintes é serem capazes de memorizar aquilo que ouvem e no futuro referirem as conversas do passado. Algumas pessoas são capazes de repetir palavra a palavra aquilo que foi dito.

6. Eles fazem boas sugestões

Os grandes ouvintes são também conhecidos por prestarem boas sugestões. Como estão atentos a diversas conversas e como conhecem muitos cenários, estas pessoas são capazes de dar boas ideias e contribuições importantes nas conversas.

Mais do que ser um grande ouvinte, pode trabalhar para ser um grande comunicador.