Glossário de um Contrato de Seguro

Seja qual for o tipo de seguro - automóvel, da casa ou de saúde - há termos comuns aos contratos que podem não ser claros. Antes de assinar, clarifique-se com este glossário de um contrato de seguro.

Apólice

A apólice é o documento que fixa os direitos e obrigações do tomador do seguro e da companhia com a qual celebra o contrato. Na apólice ficam definidas as condições gerais e particulares do contrato de seguro.

Aviso de vencimento

É o documento que a companhia lhe envia com o valor do prémio de seguro a pagar e a data de vencimento, isto é, a data limite.

Beneficiário

Pessoa a favor de quem reverte a prestação da seguradora. Pode ser singular ou coletiva.

Bónus / Bonificação

É o prémio que a companhia lhe dá quando renova o seguro, se não teve sinistros no ano anterior. Trata-se de uma redução no valor do prémio de seguro.

Carta verde

Também conhecida como Certificado Internacional de Seguro Automóvel, é um documento obrigatório para os veículos automóveis. A carta verde é a prova que a viatura tem seguro.

Capital Seguro

Entende-se por capital seguro o limite de responsabilidade da seguradora. O montante é fixado nas condições particulares do contrato.

Dano

O prejuízo causado pela perda, avaria, destruição ou lesão corporal.

Exclusões

Descrição dos danos não cobertos pelo contrato de seguro ou das situações a que não se aplicam as coberturas negociadas.

Franquia

A franquia é a parte dos prejuízos da responsabilidade do tomador do seguro em caso de sinistro.

Período de carência

Intervalo de tempo entre a celebração do contrato e o início dos benefícios associados às coberturas contratadas. É mais comum nos seguros de saúde.

Prémio

Valor a pagar pelo seguro contratado, incluindo taxas e impostos.

Resolução

Decisão tomada por uma das partes com vista ao fim antecipado do contrato de seguro.

Sinistro

Situação que aciona a cobertura do risco prevista no contrato de seguro.

Tomador de seguro

Pessoa que celebra o contrato com a empresa seguradora e que é responsável pelo pagamento do prémio.