Por: João Paulo Moura

4 Maneiras de ganhar dinheiro com um blog

Ganhar dinheiro com um blog exige trabalho, dedicação e compromisso. Terá de oferecer conteúdos interessantes e atualizar o blog com frequência, para além de apostar em diferentes formas de gerar dinheiro.

1. Colocar anúncios no blog

A primeira forma de ganhar dinheiro com um blog é através da incorporação de anúncios no blog. O Google Adsense é o programa que permite colocar anúncios no blog e receber dinheiro por cada clique dos visitantes nesses anúncios.

O passo 1 deste processo é abrir uma conta no Adsense, sendo necessário selecionar uma conta Google e partilhar alguns dados pessoais com o Google. Depois de criada a conta Adsense, gratuitamente, pode-se copiar um código html desta conta para colar na plataforma do blog, e assim apresentar anúncios.

Sempre que alguém clicar nesses anúncios, o Google recebe dinheiro dos anunciantes e paga um determinado valor por clique ao dono do blog (da conta Adsense). Esse valor é acumulado e é pago pelo Google unicamente quando se atinge um certo valor.

2. Fazer publicações patrocinadas

Outra forma de ganhar dinheiro através de um blog é com publicações patrocinadas. Quando um blog atinge um nível alto de visibilidade, as empresas podem contactar os detentores do blog tendo em vista a publicação de conteúdos pagos onde se fala sobre determinado produto ou serviço.

3. Vender publicidade diretamente

Outra opção para rentabilizar um blog é pela comercialização de espaços do blog, permitindo que as marcas coloquem banners e anúncios a troco de um pagamento. Para conseguir vender publicidade diretamente às empresas é necessário entrar em contacto com estas, de preferência com as relacionadas ao conteúdo do blog.   

4. Vender produtos próprios

Faz artesanato ou tem produtos para vender? Um blog é uma plataforma gratuita que pode ser utilizada para colocar fotografias e descrever artigos, para gerar negócios. Com o leque variado de opções em plataformas de blogues, como na plataforma Wordpress, por exemplo, é possível transformar um blog numa loja virtual.