A primeira coisa a fazer em caso de fraude de cartão de crédito é contactar o banco ou entidade emissora do cartão. Quanto mais rápido atuar, menores serão os prejuízos sofridos.

Fraude na internet

Além de contactar o serviço de apoio ao cliente do banco, em caso de fraude com o cartão de crédito na internet também pode contactar as autoridades policiais mais próximas, relatando e apresentado queixa do sucedido. Deve oferecer o maior número de provas e dados possíveis.

Outras opções são o Ministério Público, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Direção-Geral do Consumidor.

Veja o que fazer perante fraudes na internet.

Fique atento às fraudes mais frequentes na internet.

Por segurança pode cancelar outros cartões bancários que tenha. Os criminosos podem tentar clonar outros cartões que possua em seu nome. Fique atento aos sinais de roubo de identidade.

Responsabilidade do banco em caso de fraude

Após a notificação ao banco, o titular do cartão deixa de ser responsável pelas despesas do cartão. Pode suceder até ser o banco a identificar o uso indevido do cartão e reportar a situação ao cliente, não estando assim o cliente responsável pelos prejuízos. Este só é responsável se tiver agido de forma fraudulenta, se for negligente na guarda do cartão ou se permitir a utilização do cartão por terceiros.

Confira os principais cuidados de segurança a ter com o seu cartão de crédito.