Qual a melhor fotografia para o curriculum vitae?

A fotografia do curriculum pode pesar na altura de escolher um candidato. Um curriculum vitae com uma fotografia ajuda a associar o nome do candidato a um rosto, sendo que uma imagem profissional bem escolhida fica na retina do recrutador. Por essa razão deve saber como escolher uma foto para o seu currículo.

Escolher uma fotografia profissional para o CV

Deve escolher uma foto de tom profissional. Fotos tiradas no quarto, na casa de banho, num casamento ou numa festa estão fora de questão. As selfies e as fotos com adereços são para esquecer. De preferência coloque uma foto em contexto de trabalho, numa empresa, ou então neutra (parede branca ou cinza), sem distrações à volta.

Escolher a roupa ideal

Para apresentar uma foto profissional tem de se vestir exemplarmente, como se estivesse a vestir-se para uma entrevista de emprego. A maquilhagem e os acessórios são de evitar.

Ter a postura certa

Apresente-se com as costas direitas e em pose que passe confiança. Pode escolher uma foto em que esteja a olhar diretamente para a câmara sem medo, como se estivesse a olhar para o recrutador. A cabeça pode ficar um pouco de lado, pois fica-se normalmente melhor do que numa fotografia totalmente de frente.

Pode usar uma foto com um sorriso no rosto, para transmitir empatia ao recrutador. Por norma, no enquadramento da fotografia do currículo surge apenas a pessoa dos ombros para cima, mais nada de corpo.

Usar uma foto atual

Deve utilizar sempre uma foto atual no currículo para não perder credibilidade junto do entrevistador quando for chamado a entrevista.

Ter qualidade na fotografia

Não escolha uma fotografia de baixa resolução para o currículo pois a impressão deixará a desejar e passará a ideia de que não quer saber da qualidade dos seus trabalhos.

Escolha sim uma fotografia com uma boa definição, onde apresente a cara bem iluminada e focada. Pode recorrer a um amigo que entenda de fotografia, para tirar a melhor foto possível, caso ainda não tenha encontrado a foto ideal para colocar no currículo.

Veja os erros a evitar nas fotografias de perfil do LinkedIn.