5 Formas alternativas de encontrar emprego

A forma mais frequente que um candidato utiliza para procurar e encontrar emprego é pesquisar vagas online e enviar um currículo, mas existem outras formas eficazes de encontrar emprego.

1. Deixar o currículo disponível

Em vez de procurar, o candidato pode ser encontrado. Isto se deixar o seu currículo disponível para as empresas, na base de dados de sites de emprego, no centro de emprego, na comunidade de antigos alunos, etc.

2. Fazer uma candidatura espontânea

Nada impede um candidato de deixar o seu currículo diretamente nas empresas mesmo sem existir uma vaga em aberto. Muitas empresas permitem até no seu site a receção de candidaturas espontâneas, para ter um leque de candidatos disponível para quando surgir uma oportunidade.

3. Contactar as empresas diretamente

Procure empresas na sua área de formação e por zona geográfica. Equacione quais são as empresas em que se enquadraria, tendo em conta os seus ideais.

Crie uma lista de empresas a contactar pessoalmente ou eletronicamente através de diretórios de empresas, de associações comerciais e industriais e doutras bases de dados que encontrar.

4. Sondar a rede de contactos

Toda a gente conhece alguém que conhece alguém. O mundo é pequeno. Mesmo que sonde uma pessoa que não tenha conhecimento de uma vaga, essa pessoa pode vir a conhecer outra que o tenha. Ao sondar as várias pessoas da sua rede de contactos pode vir a saber sobre uma oportunidade de emprego.

Pense nos contactos mais próximos como a família e os amigos e nos contactos mais afastados, desde ex-colegas de trabalho aos ex-colegas de estudo, dos contactos do LinkedIn aos seus vizinhos.

5. Criar o próprio emprego

Quando todas as portas se fecham, cria-se uma porta. Uma alternativa para encontrar emprego é criar o seu próprio trabalho. Pode tentar trabalhar para terceiros como freelancer ou criar uma empresa e ter o próprio emprego.

Conheça as medidas de apoio à criação do próprio emprego.