É possível pedir uma “senha na hora” nas Finanças para aceder ao Portal das Finanças quando se perdeu ou não se sabe mais qual é a senha pessoal e há urgência para cumprir uma obrigação tributária.

Senha na Hora para IRS

Recuperar a senha das Finanças é um processo que demora no mínimo cinco dias úteis.

Para pedir uma senha na hora para fazer o IRS, o contribuinte deve deslocar-se a um serviço de Finanças ou a uma loja do cidadão com representação da AT.

Este é um procedimento excecional das Finanças unicamente utilizado quando está em causa o cumprimento atempado das obrigações tributárias, como o preenchimento e a entrega da declaração anual de IRS.

As senhas na hora são atribuídas em envelopes fechados, a abrir pelos contribuintes. As senhas são pessoais e intransmissíveis, sendo atribuídas a pessoas singulares e exclusivamente para seu uso individual.

Quem pode pedir?

Além do próprio contribuinte, a senha na hora pode ser pedida por:

  • pais ou progenitores civis;
  • cabeça de casal e/ou cônjuge sobrevivo em caso de falecimento do contribuinte;
  • representantes/tutores de incapazes/interditos;
  • representante do solicitador.

Documentos

É necessário apresentar o cartão de contribuinte e um original de um documento de identificação válido (bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou outro legalmente válido para efeitos de identificação).

Cuidados

A senha de acesso deve ser alterada no primeiro acesso ao Portal das Finanças, dado a mesma ter um período de validade de 5 dias, findo o qual a senha expira.

Não deixe escapar os prazos de entrega do IRS anual.