A reciclagem é o processo de transformação do desperdício em material que possa ser utilizado no futuro. Este processo é especialmente importante porque permite reduzir o consumo energia e de matérias primas ao mesmo tempo que diminui também a poluição.

Quais as cores da reciclagem?

Azul

Neste contentor pode colocar caixas de cartão, revistas, jornais, papel de impressão ou de escrita. Nunca deve colocar papel vegetal, papel prata, papel plastificado ou de autocolante. Também não deve colocar papel sujo (embalagens, por exemplo), produtos tóxicos, papel que esteja sujo ou fraldas. Se utilizar sacos de plástico para transportar o papel até ao ecoponto, deposite-os no contentor amarelo.

Verde

No contentor verde poderá deitar as garrafas, frascos e boiões de vidro. Não deve colocar cerâmicas, cristais ou espelhos, lâmpadas, e frascos de medicamentos. Deve retirar as tampas metálicas das embalagens antes de as deixar no vidrão.

Amarelo

É aqui que deve colocar todas as embalagens ou recipientes de plástico ou metal, as latas e os sacos de plástico. Não deve colocar neste contentor as pilhas, os eletrodomésticos ou outros plásticos que não embalagens.

Outros resíduos, como a roupa, mobília, eletrodomésticos ou pilhas, não devem ser colocados no ecoponto. Existem, por vezes, recipientes próprios para a reciclagem deste tipo de resíduos nos centros comerciais ou supermercados. Mas caso não os encontre, procure informação sobre a sua localização na sua junta de freguesia.

Reciclar para decorar

Outro destino que pode dar aos resíduos recicláveis que tem em sua casa é a decoração. Com alguma imaginação, pode transformar material que tenha em casa e que seja obsoleto, em objetos que tornem a sua casa mais funcional ou mais bonita, sem gastar muito dinheiro.