As matrículas podem ser canceladas a pedido do proprietário, ou oficiosamente pela Administração, por falta de inspeção, por exemplo.

As razões para o cancelamento de uma matrícula encontram-se nos artigos 119 e 119-A do Código da Estrada.

Apesar do cancelamento da matrícula, o proprietário pode pedir a reposição da mesma, à exceção do caso dos veículos em fim de vida.

Como ver as matrículas canceladas no IMT

Pode consultar gratuitamente as matrículas canceladas em Portugal no site do IMT que apresenta uma base de dados sobre o cancelamento de matrículas.

Basta inserir as letras e os números da matrícula que deseja procurar para obter um resultado do estado dessa matrícula (ativa ou cancelada).

Reposição de matrículas canceladas

A circulação de veículos com matrículas canceladas leva à apreensão das viaturas e à aplicação de coimas.

Para recuperar uma matrícula cancelada é necessário fazer uma inspeção extraordinária num centro de inspeção de categoria B, para provar que o veiculo está em condições de circular na estrada.



Após a aprovação do veículo na inspeção, o proprietário deve dirigir-se aos serviços do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.), incluindo os balcões das lojas do cidadão, para pedir a reposição da matrícula. O preço a pagar pelo pedido é de 33 euros.

Será necessário entregar:

  • um formulário Modelo 9 do IMT (assinalando a opção “Outra” e escrevendo “Reposição de matrícula");
  • uma fotocópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade;
  • o livrete / documento único automóvel ou certificado de matrícula;
  • o comprovativo de aprovação do veículo na inspeção extraordinária realizada.