Sim, faturas de oficinas servem para IRS. Se o seu carro ou moto esteve na oficina no último ano e pediu fatura da reparação, saiba que qualquer fatura de oficina pode ser apresentada na declaração de IRS e traz benefícios fiscais.

Manutenção e reparação de veículos automóveis ou de motociclos, incluindo peças e acessórios e até pneus e respetivo serviço de mudança (desde que adquiridos em conjunto) entram nas contas. Estas são as despesas que qualquer contribuinte pode deduzir na declaração de IRS.

Já a inspeção automóvel não pode ser inserida no IRS na categoria das faturas de IVA.

Dedução até 250 euros

Ao pedir faturas destes serviços, com o Número de Identificação Fiscal (NIF), pode deduzir até 250 euros do IVA suportado. Este é o limite, que corresponde a uma dedução de 15% do IVA referente à aquisição de cada bem ou serviço (quando foi apresentada a medida, o benefício correspondia a apenas 5%).

Como calcular o benefício?

Num serviço de mudança de pneus da viatura, a título de exemplo, com um custo total de 245,00 euros, o benefício fiscal será de 6,87 euros. Como calcular quanto pode beneficiar em termos fiscais? Primeiro, há que saber por quando ficaria o serviço sem IVA para descobrir quanto pagou de imposto:

245,00 / 1,23 = 199,19

Aos 245,00 deduz os 199,19 e conclui que pagou 45,81 euros de IVA (à taxa de 23%).

Se pode deduzir 15% do IVA dessa fatura, o benefício corresponde a 45,81 x 015 = 6,87 euros.

Saiba tudo sobre a dedução de IVA no IRS.

Beneficiar e ajudar

Para além dos benefícios fiscais, ao pedir faturas em oficinas o contribuinte pode ser solidário, já que na hora de declarar o IRS pode consignar parte do imposto a uma instituição de solidariedade ou religiosa, desde que as despesas sejam comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira através do sistema e-fatura.

Descubra como ser solidário no IRS.

A alteração introduzida pelo Governo no quadro dos benefícios fiscais abrange as despesas em oficinas, mas também em cabeleireiros, alojamento e no sector da restauração. Todas elas permitem ainda habilitar-se ao sorteio “Fatura da Sorte”.