Como falar de si na entrevista de emprego

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Quando está à procura de emprego, ser chamado para uma entrevista é uma pequena vitória, porque é na entrevista que tem a possibilidade de melhor dar a conhecer o seu percurso profissional, explicar situações menos percetíveis no seu currículo, e de demonstrar a sua motivação para agarrar a oportunidade.

Assim, deve preparar-se para responder às perguntas habitualmente colocadas pelos entrevistadores, aproveitando para fazer uma análise pessoal ao seu percurso, competências pessoais e profissionais, desenvolvimento profissional, e ambições para o futuro.

O que responder à pergunta: Fale-me de si

Esta questão é a sua oportunidade de fazer o seu “enquadramento”, de acordo com o que quer transmitir. Aproveite para começar por evidenciar as características ou competências que mais valoriza e que serão mais importantes para a vaga em questão.

Ficam aqui algumas dicas a ter em conta:

  1. Prepare-se para uma “apresentação” de 2 a 3 minutos. Não se perca a tentar falar muito tempo, cinja a sua resposta ao mais importante.
  2. Demonstre que se conhece bem a si próprio. Pode começar logo por apresentar duas competências e um defeito, e como está a trabalhar para o ultrapassar. Assim demonstra que conhece o seu perfil e trabalha para seu desenvolvimento pessoal.
  3. Pode também optar por dar a conhecer um hobbie que, apesar de não diretamente relacionado com a oferta em questão, permita dar a conhecer mais sobre a sua personalidade. Se este hobbie acrescentar outras competências ao seu perfil, não hesite em nomeá-las.
  4. Pode ainda aproveitar para revelar a sua expectativa em relação à vaga ou projeto em questão.

O que não fazer:

  1. Não se limite à sua vida pessoal, nem vá demasiado longe nos aspetos pessoais que aborda. O objetivo é “vender-se” profissionalmente, não abrir a cortina sobre toda a sua vida.
  2. Não exagere no auto-elogio. É bom ter consciência das nossas competências e capacidades, mas é importante demonstrar alguma humildade.
  3. Não aborde assuntos relacionados com política ou religião. São temas muito pessoais que não se integram no contexto de uma entrevista de emprego.

A preparação é a chave para que se sinta tranquilo para, em contexto de entrevista, demonstrar todo o seu potencial.

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.