Falar de Negócios à Mesa: Sim ou Não?

Negócios à mesa: é vantajoso ou um desperdício de tempo e dinheiro? Considere as vantagens e desvantagens de falar de negócios à mesa e chegue a uma conclusão se esta abordagem para os negócios se destina a si ou não. Nunca se esqueça de ter boas maneiras à mesa, principalmente quando se trata de negócios.

Vantagens

As razões que lhe incitam a falar de negócios à mesa são desde logo a proximidade com o cliente/empresário/parceiro, a familiaridade criada à volta da partilha da refeição, a informalidade e a avaliação que se pode fazer da outra pessoa e da negociação.

Ao tratar de negócios no restaurante consegue estar mais próximo do outro interveniente na negociação, facilitando uma negociação que pode não ser muito fácil de se realizar em primeiro lugar. Além de simplificar a comunicação, a hipótese de entrar em conflito à mesa, num ambiente amigo, é menor. 

Ao ter o outro interveniente à frente durante uma refeição pode falar abertamente sobre determinadas questões e ler as reações do outro na primeira pessoa, fazendo avaliações de carácter e comportamento, assim como ter indícios subtis do desfecho das negociações.

Por fim, como tem de parar de trabalhar para almoçar, pode muito bem aproveitar a hora de almoço para avançar com negociações. A última vantagem de falar de negócios à mesa está então na conveniência. 

Desvantagens  

Por outro lado, se pode avaliar uma pessoa à mesa, também pode ser avaliado e medido por ela, o que lhe pode tirar o prazer de comer. 

A escolha do local para ter o almoço/lanche/jantar de negócios pode também não ser muito famosa, não agradando ao outro interveniente e influenciando em última instância as negociações.

Ao contrário de uma sala de reuniões, o local da refeição pode ser ruidoso, impedindo uma eficaz comunicação. A privacidade é menor e há sempre a possibilidade de se ser interrompido. Pior é mesmo a possibilidade (mesmo que remota) de ser ouvido por pessoas indesejadas, como a concorrência ou de ser abordado por pessoas que colocam a sua imagem pessoal (e a negociação por consequência) em causa. 

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