Faça Estas 7 Perguntas a Si Mesmo Antes de Comprar Algo Caro

Antes de comprar coisas caras pare para perguntar a si mesmo estas 7 importantes questões. Nunca compre nada caro apressadamente. A pressa é inimiga da razão.

Preciso mesmo disto?

A utilidade é um aspeto nuclear a ter em conta numa compra. Nunca se deve comprar algo sem necessidade. Caso não precise mesmo desta compra, simplesmente não a faça. Isto evitar chorar sobre o dinheiro derramando.

Estou a pagar o preço certo?

Mesmo que tenha passado da primeira pergunta (mesmo que precise de facto de algo), não abra já os cordões à bolsa, não se precipite. Veja se a qualidade do produto realmente merece todo o dinheiro que vai gastar em comparação com a restante oferta no mercado ou se o preço está meramente inflacionado.

Qual o valor disto no futuro?

Esta compra vai cair de valor no futuro próximo? Talvez agora não seja o melhor momento para fazer esta compra. E qual é a atualidade do produto? Se comprar um computador, por exemplo, o hardware vai-se desatualizar em poucos anos. Se comprar um carro novo, ele vai-se desvalorizar mal sai do stand

Quais os custos futuros?

Comprar algo caro pode não ser o esforço final que faz. Além de pagar pela coisa, ainda pode ter de pagar preços extras relativos a ela, como manutenção e os consertos. É necessário equacionar todos os custos envolvidos com esta compra.

Não encontrarei mais barato noutro sítio?

As compras por impulso raramente resultam bem. Primeiro tem de fazer a pesquisa de preços em diferentes locais. Não se deve comprar algo à primeira ideia de poupança que se tem pois a poupança pode ser muito maior noutro local.

O que posso fazer com este dinheiro?

Se imaginar que pode fazer muitas outras coisas bem importantes com o dinheiro que está prestes a gastar, comprar este item talvez não seja a melhor ideia.

Quanto tempo preciso de trabalhar para pagar isto?

A melhor forma de descobrir se vale a pena comprar algo é comparar o esforço feito com o gozo que se obtém, ou seja, medir numa balança o trabalho realizado e a diversão obtida dessa compra. O que pesar mais no final vence a questão.  

Conheça ainda 4 coisas que são mais caras do que você pensava.