Algumas soft skills vão ter mais importância do que outras no futuro próximo, estas são as 10 habilidades intrínsecas que cada profissional deve ter:

1. Pensamento crítico

Um exemplo de soft skills importantes para o trabalho é a capacidade de questionar as diversas ações a tomar e as suas repercussões. Mais do que simplesmente executar, o trabalhador deve questionar e saber o que está a fazer e o que fazer de seguida.

2. Criatividade

A criatividade é uma habilidade prezada em todos os campos. No trabalho, onde é necessário encontrar soluções para resolver problemas com frequência.

3. Coordenação

O trabalhador coordenado é um profissional organizado que não se perde no meio das diversas tarefas e prazos. Ele também não cede ao peso do stress constante.

4. Negociação

Uma qualidade intrínseca ao mundo empresarial é a negociação. Quem apresentar uma boa capacidade de negociação estará em vantagem no mercado de trabalho.

5. Inteligência emocional

Uma boa dose de inteligência emocional é necessária no trabalho, onde se lida com muitas pessoas e com diferentes cenários.

6. Resolução de problemas complexos

Associado ao pensamento crítico, à criatividade e à tomada de decisões está a resolução de problemas complexos por parte do trabalhador.

7. Tomada de decisões

Todos os dias há que tomar decisões no trabalho, muitas vezes à pressa, sob pressão, mas sempre medindo as vantagens e desvantagens de cada decisão.

8. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva consiste em conseguir ir mais além do pensamento primário, automático, flexibilizando a memória e a perceção para elaborar interpretações alternativas e saber adaptar-se às diferentes situações.

9. Orientação para servir

A orientação para servir os outros é estimada sobretudo em trabalhos em que se lida diretamente com os clientes.

10. Gestão de pessoas

Os melhores resultados são obtidos pela partilha de responsabilidades entre pessoas e pela gestão eficaz do trabalho.

Saiba mais sobre a importância das soft skills e das hard skills.