Emprego

10 exemplos de soft skills importantes para o futuro

Criatividade, capacidade de negociação, boa inteligência emocional e flexibilidade cognitiva são apenas algumas soft skills valorizadas.

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10 exemplos de soft skills importantes para o futuro

Criatividade, capacidade de negociação, boa inteligência emocional e flexibilidade cognitiva são apenas algumas soft skills valorizadas.

Algumas soft skills vão ter mais importância do que outras no futuro próximo, estas são as 10 habilidades intrínsecas que cada profissional deve ter:

1. Pensamento crítico

Um exemplo de soft skills importantes para o trabalho é a capacidade de questionar as diversas ações a tomar e as suas repercussões. Mais do que simplesmente executar, o trabalhador deve questionar e saber o que está a fazer e o que fazer de seguida.

2. Criatividade

A criatividade é uma habilidade prezada em todos os campos. No trabalho, onde é necessário encontrar soluções para resolver problemas com frequência, é uma competência valorizada.

3. Coordenação

O trabalhador coordenado é um profissional organizado que não se perde no meio das diversas tarefas e prazos. Ele também não cede ao peso do stress constante.

4. Negociação

Uma qualidade intrínseca ao mundo empresarial é a negociação. Quem apresentar uma boa capacidade de negociação estará em vantagem no mercado de trabalho.

5. Inteligência emocional

Uma boa dose de inteligência emocional é necessária no trabalho, onde se lida com muitas pessoas e com diferentes cenários.

6. Resolução de problemas complexos

Associado ao pensamento crítico, à criatividade e à tomada de decisões está a resolução de problemas complexos por parte do trabalhador.

7. Tomada de decisões

Todos os dias há que tomar decisões no trabalho, muitas vezes à pressa, sob pressão, mas sempre medindo as vantagens e desvantagens de cada decisão.

8. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva consiste em conseguir ir mais além do pensamento primário, automático, flexibilizando a memória e a perceção para elaborar interpretações alternativas e saber adaptar-se às diferentes situações.

9. Orientação para servir

A orientação para servir os outros é estimada sobretudo em trabalhos em que se lida diretamente com os clientes.

10. Gestão de pessoas

Os melhores resultados são obtidos pela partilha de responsabilidades entre pessoas e pela gestão eficaz do trabalho.

Leia ainda: A importância das soft skills no processo de recrutamento

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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