Exemplo Prático de Matriz BCG

Para melhor perceber o conceito de Matriz BCG, o Economias deixa-lhe ficar um exemplo prático de Matriz BCG.

Matriz BCG e ciclo de vida de produtos

A empresa imaginária Spirita vende muitos gelados no verão mas no inverno vê o volume de vendas cair, mantendo-se porém estável. A Spirita consegue superar a concorrência, apresentando uma ótima participação no mercado.

Com o passar dos anos, as vendas mantêm-se estabilizadas, sem crescimento, inserindo-se os gelados no padrão “Vaca Leiteira” da Matriz BCG.

Depois de fazer análise SWOT, a Spirita decidiu investir num produto novo, um cupcake especial de bolacha, com ingredientes secretos, à semelhança da receita da Coca-Cola. Esta novidade faz as maravilhas dos clientes da loja, encaixando-se a nova coqueluche da empresa no quadrante “Estrela”, pois o produto aumenta de venda a cada dia.

A pensar nas pessoas mais preocupadas com a alimentação, a empresa disponibiliza uma nova gama de gelados, com menos calorias. Estes novos gelados aumentam também de venda paulatinamente, a um ritmo ligeiro. Comparando com a concorrência, esta última fica no entanto a ganhar neste segmento, inserindo-se este produto no quadrante “Interrogação”.

Ao analisar as vendas, a empresa descobre que um produto com boa saída no passado, o donut de chocolate, já não tem grande procura, deixando de fazer sentido investir tanto na sua confeção. Assim, este inclui-se no quadrante “Limão/Cão” da matriz BCG.

Exemplo prático BCG

Da análise deste exemplo prático, com os seus 4 tipos de produtos, deduz-se então que:

  • Interrogação – Gelados light, com crescimento de mercado, mas baixa participação no mercado.
  • Estrela – Cupcake de bolacha, de crescimento alto de mercado e de participação alta no mercado.
  • Vaca leiteira – Gelados, com baixo crescimento de mercado mas alta participação no mercado.
  • Limão/Cão – Donut de chocolate, baixo/nulo crescimento de mercado e baixa participação no mercado.