Através deste exemplo será mais fácil perceber que tipo de informação deve procurar quando fizer a análise PEST da sua empresa. Este é o exemplo de uma análise PEST para a abertura de um alojamento para turismo local, em Portugal:

Fatores Políticos

  • Baixas barreiras à entrada de novos negócios de alojamento local. A legislação em vigor permite abertura com pouca burocracia num processo rápido e com poucos custos.
  • Começam a surgir grupos de pressão, fora do Governo, que por causa da gentrificação, defendem o abrandamento de disponibilização de casas de alojamento local, em favor da população que habita as cidades.

Fatores Económicos

  • Entre 2007 e 2013, Portugal apresentou um crescimento médio anual de chegadas internacionais superior às regiões da Europa e do Mediterrâneo. No cenário menos otimista do Turismo de Portugal, a taxa de variação média das receitas de dormidas é de 1,9% e, no mais otimista, de 3,5%.
  • 77% do investimento (entre 2007 e 2013) em turismo focou-se no alojamento. A entrada recente de novos agentes no mercado, como o Airbnb, faz com que a concorrência cresça cada vez mais no setor, mais especificamente no que respeita ao alojamento turístico.

Fatores Socioculturais

  • Portugueses são vistos como um povo acolhedor com capacidade para receber bem. O alto nível de literacia em idiomas estrangeiros permite comunicação mais fácil entre locais e turistas.
  • Envelhecimento da população faz prever oportunidade de crescimento do turismo sénior.

Fatores Tecnológicos

  • Infraestruturas tecnológicas e de comunicação avançadas (por exemplo: disponibilização de Wi-Fi em locais públicos) que permitem ao turista ter uma experiência mais confortável e com acesso mais rápido a informação relevante como transportes, locais de interesse ou restauração.
  • Alta influência do canal online na tomada de decisão do cliente aumenta a capacidade de comparação do mesmo e a concorrência. É essencial a presença em vários sites de venda (Booking, Airbnb, etc.) e um tratamento cuidado da informação disponibilizada ao cliente.

É muito importante que procure informação através de fontes credíveis, como a documentação das instituições que regulamentam a indústria da sua empresa e sites de estatísticas oficiais, para que possa sustentar as suas opções de forma segura.