Como evitar comprar coisas desnecessárias e poupar dinheiro com isso não é assim tão difícil. Veja 8 truques para evitar comprar compulsivamente, conseguindo assim aumentar o orçamento disponível.

Fazer uma lista

Se fizer uma lista com o que realmente necessita, identificando e distinguindo o obrigatório do facultativo, estará a dar o primeiro passo para evitar comprar coisas a mais.

Apontar as despesas

Se verificar as despesas todas que tem ao mês ficará desmotivado a comprar algo logo à partida.

Limitar o pagamento

Levante ou coloque apenas algum dinheiro no bolso para as suas compras. Deixe os cartões em casa para não cair em tentação.

Fazer perguntas

Antes de comprar algo deve perguntar a próprio se precisa mesmo desse item. Lembre-se das coisas que já tem por casa paradas sem encontrar um uso para elas. Tem de ser agora é outra pergunta que ajuda a evitar compras desnecessárias. Deixe para amanhã aquilo que não precisa de comprar hoje.

Levantar defeitos

Se vir algo que gosta deve também pensar em 3 razões para não comprar esse bem. Dê uma volta se for necessário pensar com mais tempo. Se as razões não forem assim tão fortes, ou se vir que são mais as razões a favor da compra, pode dar o braço a torcer.

Estabelecer prioridades

Antes de comprar um item deve descobrir se não há algo que lhe faça mais falta em vez desta compra.

Procurar preços

O preço é a principal razão que leva a comprar ou a não comprar um determinado bem. Mesmo que o preço lhe pareça razoável, procure pelo mesmo artigo noutros locais. Tem muitas hipóteses de encontrar um preço mais baixo algures noutro local.

Deslocar-se a pé

Se deixar o carro em casa e se deslocar a pé ou de transportes públicos perderá a vontade de levar mais peso consigo para casa.