Euronext Lisboa é a bolsa de valores portuguesa, propriedade do grupo Euronext, grupo de bolsas de valores da Europa e dos EUA.

É um dos principais indícies bolsistas da Europa.

Criação da Euronext Lisboa

A Euronext Lisboa remonta, embora com a designação BVL (Bolsa de Valores de Lisboa), a 1 de janeiro de 1769. Em 1999, a BVL e a Bolsa do Porto fundiram-se, dando origem à BVLP (Bolsa de Valores de Lisboa e Porto).

Na Euronext Lisboa podem ser transacionados diariamente, em sessões normais, valores mobiliários admitidos à negociação em qualquer um dos seus mercados.

Negócios Euronext Lisboa

Como em qualquer mercado, na Euronext Lisboa, os preços dos valores mobiliários (ações, obrigações, warrants) são fixados de acordo com a respetiva oferta e procura. Se, para um determinado valor mobiliário há mais ordens de compra do que ordens de venda, o respetivo preço tenderá a subir até atingir um nível que permitirá efetuar negócios.

O facto de a cada segundo afluírem à Euronext Lisboa inúmeras ordens de compra e de venda, facilita a realização de negócios e confere liquidez aos valores nela negociados. As ordens de bolsa podem ser dadas aos intermediários financeiros, às sociedades de corretagem e às sociedades financeiras a qualquer momento, antes da abertura da sessão de bolsa ou durante o seu curso.