O marketing mix compreende 4 variantes que podem ser exploradas por intermédio de várias estratégias.

Estratégias de promoção

Dentro das 4 componentes do marketing mix destaca-se uma, a promoção, que pode ser explorada por intermédio de diferentes estratégias.

Promoção

Na promoção/comunicação do marketing mix incluem-se as estratégias de publicidade, as relações públicas, etc., tudo tendo em vista a divulgação do produto e da marca.

As estratégias podem passar pela internet, com campanhas promocionais nas redes sociais, pela televisão, com anúncios em horários específicos, na rádio, com spots originais, nos jornais, com os tradicionais anúncios, nas ruas, com outdoors, etc.

Preço

Apesar das estratégias de promoção serem importantes, não se pode deixar as outras variantes do marketing mix de lado. Quanto ao preço podem ser adotadas estratégias de preços baixos ou premium e condições de pagamento favoráveis, por exemplo.

Produto

Quanto ao produto, a estratégia pode passar pela especialização de um produto, pela inovação tecnológica, pela qualidade dos componentes, pelo design, pela embalagem, pela marca, entre outros.

Distribuição

Por fim, na distribuição podemos ter estratégias de força de vendas, de presença mais agressiva e atrativa nos pontos de venda, de pontos específicos de vendas, e estratégias push.

Lembre-se que todas as estratégias de marketing mix devem estar em sintonia, tendo em conta aspetos como os recursos financeiros disponíveis, o público alvo e a ação da concorrência.