Por: João Paulo Moura

Se quer estimular a criatividade então devia fazer isto…

Estimular a criatividade no ambiente de trabalho não é fácil. No meio da pressão, de todas as obrigações e dos compromissos, a liberdade criativa acaba sempre por ser preterida. Felizmente existem formas de aumentar a criatividade na empresa. Se estiver a trabalhar, pode começar já a experimentar as seguintes dicas para aumentar a sua criatividade.

Ouvir música inspiradora

As músicas para aumentar a criatividade podem ser instrumentais ou ter letras inspiradoras. Elas podem ser clássicas ou modernas. O importante é que o trabalhador ouça músicas do seu gosto para estimular a sua criatividade.

Beber muita água

Beber muita água ajuda a afastar dores de cabeça e a manter a hidratação. Tenha sempre a garrafa de água por perto para manter a sua mente fresca e disposta a gerar novas ideias.

Comer

As pesquisas científicas dizem-nos que muitas más decisões se tomam quando se está de barriga vazia. Alimente-se bem no trabalho para conseguir ter boas ideias e para tomar melhor decisões. Corpo satisfeito, mente satisfeita.

Ver algo de inspirador

Uma paisagem, uma imagem da família, uma frase motivadora, um vídeo engraçado na internet, uma boa notícia, etc. Tudo o que é inspirador pode estimular a criatividade no trabalho.

Uma pausa

Provavelmente já está a trabalhar há muito tempo seguido. Faça uma pausa para desanuviar a cabeça e para voltar ao trabalho com a mente mais desperta.

Exercício físico

Mexa-se. Nem que seja enquanto está sentado no trabalho. Algumas pesquisas referem que basta meia hora de exercício físico para aumentar a capacidade de resolução de problemas com criatividade. Se faz exercício depois do trabalho pode considerar antecipar a hora do treino para a manhã, se deseja melhores resultados no trabalho.   

Também pode fazer exercícios mentais nas pausas para tentar estimular a capacidade de resolução de problemas.