Estes 6 Erros de Gestão Podem Minar a Produtividade da Sua Empresa

Gerir a produtividade de uma empresa é fundamental para assegurar a sua vitalidade e competitividade. Conheça 6 erros a evitar na sua empresa, para não comprometer a sua produtividade.

Não monitorizar a produtividade

O primeiro erro que se pode cometer é não medir a produtividade da empresa. Identifique a realidade produtiva da empresa. e descubra onde pode melhorar a produtividade da mesma. Ter processos bem definidos e alocar os recursos humanos e produtivos mais capazes são duas opções a considerar.

Pensar que as pessoas são máquinas

É importante monitorizar o trabalho mas também criar ligações positivas com os colaboradores, estimulando-os e prestando sempre atenção à comunicação, sem deixar de manter a condição de chefe.

Se olhar para um funcionário como um número, deve pensar que este não é um custo, mas sim algo que gera receitas difíceis de quantificar.

Negligenciar o espaço de trabalho

Um erro comum é desconsiderar a importância que o ambiente de trabalho físico tem na capacidade de trabalho dos colaboradores. Para melhorar a produtividade é necessário adequar o espaço ao trabalho efetuado e evitar interrupções e distrações.

Ignorar a concorrência

Confiar plenamente no seu processo interno e na qualidade do seu produto, esquecendo o que a concorrência anda a fazer e a propor, poder trazer sérias consequências para a sua empresa.

Não estudar os preços

Os preços devem ser bem analisados antes de serem lançados. Uma diminuição de preços, por exemplo, pode levar ao aumento de clientes mas também à perda de competitividade, já que a procura criada obriga a um esforço de produtividade que a empresa não está preparada para manter.

Acumular empréstimos

Um erro de gestão grave numa empresa é não conseguir manter o controlo financeiro, recorrendo a empréstimos para saldar as contas no fim do mês. Este risco pode levar à alteração ou mesmo ao fim da produtividade de uma empresa