Por: João Paulo Moura

Os 12 escritores mais bem pagos do mundo

A lista dos escritores mais bem pagos do mundo está recheada de papel de livros e de papel de dinheiro: estes 12 autores mais bem pagos do mundo arrecadaram 269 milhões de dólares brutos entre junho de 2015 e junho de 2016 segundo a contagem da Forbes.

1. James Patterson

O norte-americano James Patterson, criador de Alex Cross, é o escritor mais bem pago do mundo com uns impressionantes 95 milhões de dólares anuais resultantes das vendas de mais de uma dúzia de livros num ano.

2. Jeff Kinney

Jeff Kinney escreveu o “Diário de um Banana” mas não é nenhum banana, já que está em segundo na lista dos autores mais bem pagos do mundo com 19,5 milhões de dólares.  

3. J.K. Rowling

A escritora mais bem paga do mundo é J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter, que ganhou 19 milhões de dólares entre 2015 e 2016.

4. John Grisham

Com uma média de um livro lançado por ano, o norte-americano John Grisham surge na quarta posição com 18 milhões de dólares.

5. Stephen King

Com 15 milhões de dólares surge o escritor rei do fantástico: Stephen King, que já arrecadou 450 milhões de dólares ao longo da sua prolífica carreira.

5. Danielle Steel

A autora ganhou 15 milhões de dólares, mas faz questão de continuar a escrever numa antiga máquina de escrever Olympia de 1946.

5. Nora Roberts

A escritora de best-sellers românticos e de crime lança cerca de 5 livros por ano, o que acaba por lhe render 15 milhões de dólares anuais.

8. E.L. James

Sim, “As Cinquenta Sombras de Grey” ainda dão que falar. Desta vez foi a versão da história da personagem masculina que fez a autora ganhar 14 milhões de dólares.

9. Veronica Roth

A criadora da saga Divergente” adaptada ao cinema é a autora mais jovem da lista, tendo lucrado 10 milhões de dólares.

9. John Green

Mesmo sem lançar novos livros, o autor de “À Procura do Alasca” e “A Culpa é das Estrelas” arrecadou 10 milhões de dólares.

9. Paula Hawkings

O sucesso de “A Rapariga no Comboio” deu novos frutos a esta escritora: 10 milhões de dólares.

12. George R. R. Martin

O escritor responsável pelo surgimento da popular série televisiva “Guerra dos Tronos” amealhou 9,5 milhões de dólares.

12. Rick Riordan

Escrever sobre a mitologia grega para crianças dá um lucro anual de 9,5 milhões de dólares a Rick Riordan.

12. Dan Brown

O autor do “Código Da Vinci” continua a vender livros desenfreadamente, arrecadando 9,5 milhões de dólares anuais.