Escolher um Seguro de Saúde

Se pensa escolher um seguro de saúde pelas vantagens que este traz, deve ter em atenção alguns fatores para escolher o seguro mais vantajoso e rentável para si e para a sua família.

Como escolher o melhor seguro de saúde para si

Coberturas

Veja quais são as coberturas mais adequadas para si. Por exemplo, se não pensa ter filhos nos próximos anos, não vale a pena optar pelo plano parto, que representa uma cobertura bastante cara nos planos de saúde, tal como a estomatologia.

Assistência

Pode usufruir dos serviços clínicos de duas formas - pagar o ato médico através de um montante fixo ou pagando uma percentagem do valor do serviço que usufruiu. Esta opção é a ideal para pessoas que habitem nos grandes centros.

Reembolso

Esta opção é uma alternativa quando quer marcar consultas de especialidade ou com especialistas que não têm convenção com a seguradora. Pessoas que habitem em zonas do interior com pouco serviços clínicos devem optar por esta opção. A vantagem desta opção é usufruir dos serviços cobertos, mas fora da rede convencionada com a seguradora. Para ter o reembolso deve pagar o serviço, pedir fatura, enviá-la para a seguradora e esperar pelo reembolso, que pode atingir, em alguns casos os 80%. Quanto maior o reembolso, maior a poupança.

Seguro em família

Por norma, quantos mais elementos da família estiverem no seguro, menor será o prémio. Os descontos são maiores, pelo que convém verificar quais os descontos atribuídos pelas diferentes seguradoras. Equacione fazer um seguro de saúde para a família.

Preço

Os preços variam consoante os planos subscritos e o pagamento pode ser feito anualmente, semestralmente, trimestralmente ou mensalmente. Se tiver seguro da casa e do carro na mesma seguradora, peça uma simulação para o seguro de saúde. Por norma o preço tende a ser mais reduzido, uma vez que vai incluir aos restantes seguros.

Faça simulações de seguro de saúde antes de escolher um seguro para si.

Limites de idade

Se estiver na reforma ou prestes a reformar-se deve ter em atenção as idades máximas permitidas para subscrição ou renovação dos contratos.

Período de carência

Tenha em atenção o período de carência exigido por cada seguro. Mediante os planos subscritos, o período de carência pode ir de 90 dias a 270 dias (caso do parto, por exemplo).