Você já preparou cuidadosamente e enviou o seu currículo e a sua carta de apresentação a uma empresa. O mais difícil já foi feito, mas ainda há coisas a ter em atenção: coisas a fazer e a não fazer. Confira cinco.

1. Incomodar o recrutador com chamadas

Um recrutador não deve ser incomodado com chamadas a perguntar se recebeu uma determinada candidatura. Este gesto pode destacar o candidato, mas pela negativa.

A forma mais recomendada de contactar um recrutador é por e-mail. Deixe passar uma semana ou duas após a candidatura e evite o contacto às segundas-feiras, que são dias que exigem uma especial organização no trabalho.

2. Ignorar os passos referidos pelo recrutador

Um recrutador pode fornecer determinados passos para o candidato seguir após enviar a sua candidatura.

Siga rigorosamente todas as indicações da empresa para não ser eliminado do processo de recrutamento por não obedecer aos requisitos.

3. Não procurar ligações dentro da empresa

Após submeter a sua candidatura pode ligar-se à empresa pelas redes sociais e procurar contactos conhecidos dentro da empresa no LinkedIn. Assim estará atento às atividades da empresa e poderá obter possíveis referências que abonem a favor da sua candidatura.

Mesmo que não obtenha qualquer referência conseguirá mostrar a sua face a pessoas da empresa e sublinhar a sua candidatura.

4. Descansar e não procurar outro emprego

Clicar em enviar e terminar uma candidatura de emprego pode ser catártico. Mas o trabalho não acabou ainda. É necessário ter planos alternativos, mesmo que a candidatura tenha sido trabalhada ao pormenor e se tenha esperanças altas em se ser chamado.

Não deixe de procurar emprego e de fazer outras candidaturas. Uma melhor oportunidade pode estar à sua espera.

5. Deslocar-se para longe

Todo o esforço colocado na submissão da candidatura se torna infrutífero quando não se pode ir a uma entrevista de emprego.

Nas semanas seguintes a uma candidatura de emprego importante e interessante para si deve manter-se por perto para o caso de ser chamado a entrevista de emprego.

Veja o que pode fazer para subir degraus numa candidatura de emprego.