4 Erros a evitar ao fazer um investimento na bolsa

Não cometa erros de principiante ao fazer o seu investimento na bolsa de valores. Esquive-se aos erros comuns cometidos ao investir na bolsa.

1. Cair na ganância e no medo

Como refere Warren Buffett, um dos mestres dos investimentos, o mercado de ações é uma constante batalha entre excessos de medo e ganância.

Tanto o pânico como a avareza podem levar a ações irrefletidas, como apostar os fundos em ações de uma única empresa, por exemplo. Manter a cabeça fria é um requisito para investir no mercado bolsista.

2. Fazer trocas com frequência

Quanto mais os investidores compram e vendem ações, mais impostos, taxas e comissões eles têm de pagar. Os estudos mostram que os melhores investidores são aqueles que menos vendem, comprando grandes ativos, a bom preço, mantendo e passando esses ativos aos descendentes, para que estes colham os dividendos dos investimentos feitos.

3. Comprar ações sem se informar sobre a empresa

O valor das ações corresponde normalmente ao valor intrínseco dos fluxos de caixa de uma empresa. Ser preguiçoso e não investigar sobre a empresa das ações, nomeadamente a demonstração de resultados e o balanço da empresa, entre outras informações relevantes, promete colocar o investidor em desvantagem no mercado bolsista.

4. Comprar ativos que não se compreendem

Quem não consegue explicar de forma simples como um ativo gera dinheiro, não deve arriscar os seus suados fundos nele. Esta é uma regra essencial para investir com sucesso: informar-se ao máximo sobre os investimentos.