8 erros a evitar ao comprar mobília

Comprar mobília é uma operação que envolve centenas ou milhares de euros. Para o ajudar a poupar dinheiro em mobília, o Economias reuniu para si 8 erros a evitar ao comprar móveis.

1. Comprar sem medir

Muita gente compra móveis sem ter em consideração o espaço que tem disponível em casa para eles, tendo de reajustar toda uma divisão por causa deles.

Antes de comprar móveis deve medir as suas dimensões, assim como o espaço que tem casa para os colocar. Preste atenção às portas e janelas, assim como elevadores e escadas, pois os móveis comprados poderão não caber dentro de casa.

2. Não considerar a utilização

É necessário considerar quem vai utilizar os móveis (crianças, adultos, animais de estimação), como e com que frequência. Para crianças e animais, por exemplo, um sofá de seda não é propriamente a melhor opção. Mesmo quem não tem filhos deve imaginar se os vai ter futuramente, para evitar mais compras e gastar centenas de euros desnecessariamente.

3. Não experimentar

Certamente que deve procurar por bons negócios online, em diversos sites, e estar atento a todas as oportunidades de poupança nas múltiplas lojas. O que nunca deve fazer é comprar mobília sem primeiro a experimentar por várias vezes, pois o barato sai caro quando algo não é confortável ou prático e quando se compra algo diferente do que se estava à espera.

4. Apressar a compra

Não compre mobília apressadamente, à primeira oportunidade que lhe aparecer. O preço é uma questão muito importante, mas a utilidade e o conforto também. Lembre-se que os móveis são para utilizar quase todos os dias e que são compras para anos e décadas.

5. Limitar a compra a um preço

Como a mobília é uma comprar para décadas, convém ver e equacionar variados produtos, sem se limitar a um preço. Muitas vezes compensa pagar um pouco mais por algo de melhor qualidade.

6. Não imaginar os móveis em casa

Um erro comum ao comprar mobília é constatar como os móveis combinam uns com os outros em loja, em vez de os imaginar em casa. A cor das paredes, a iluminação da loja, a decoração e os móveis circundantes podem conferir outro aspeto aos móveis.  

Deverá perguntar em que cores os móveis estão disponíveis e decidir qual é a cor que fica melhor em sua casa antes de comprar.

7. Ignorar a manutenção e a conservação

A mobília que pensa comprar precisa de muita, pouca ou nenhuma manutenção? Que materiais precisa de utilizar na limpeza e na conservação? Que materiais não pode utilizar? A durabilidade dos móveis é outro fator a considerar na compra da sua mobília nova.

8. Esquecer o transporte

Outra despesa relacionada com a mobília é o seu transporte para casa. Antes de tomar uma decisão descubra se o transporte é gratuito ou se tem um custo, ou se é você que tem de o fazer.