Entrega do IRS em 2017

A entrega do IRS em 2017, referente aos rendimentos auferidos em 2016, é feita entre 1 de abril e 31 de maio de 2017, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte.

Se efetuar a entrega via internet, e tiver direito ao reembolso do IRS, este deverá ser feito no prazo de 20 a 25 dias, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Datas e prazos únicos da entrega do IRS 2016

Ao contrário dos anos anteriores, onde havia um prazo diferente para a entrega do IRS em papel e pela internet, e onde havia uma data específica para rendimentos de categoria A e H e outra data para as restantes categorias, em 2017 existe apenas um prazo de entrega, independentemente do formato de entrega e da categoria de rendimentos.

A data para preencher e entregar a declaração de IRS anual de 2016 é de 1 abril a 31 de maio de 2017.

Notas:

  • No caso dos rendimentos de categoria A e H a declaração será preenchida automaticamente.
  • Quem tem de entregar alguns dos anexos B, C, D, E, I, L tem de preencher a declaração obrigatoriamente pela internet.
  • Se tiverem auferido rendimentos destas categorias no estrangeiro, os contribuintes terão de preencher o Anexo J.
  • Se tiverem benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento apresentarão, com a declaração, o Anexo H.
  • A entrega do IRS com atraso implica o pagamento de multas.

Fique com dicas para preencher a declaração de IRS e se tiver dúvidas em algum campo, na hora de preencher e entregar o IRS, consulte o nosso glossário essencial do IRS.

Alterações aos rendimentos declarados devem ser registadas nos prazos especiais de entrega do IRS.

Para mais informações sobre IRS, Segurança Social, impostos, poupanças e emprego, siga a página de Facebook do Economias AQUI.