Na entrega do IRS em 2016, referente aos rendimentos auferidos em 2015, os contribuintes podem doar 0,5% a uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, que prossiga fins de beneficência, assistência ou humanitários, ou a uma IPSS (Instituto Particular de Solidariedade Social), sem qualquer custo.

Consignação de IRS

Isto é possível já que são retirados 0,5% ao imposto que o estado liquida e não ao reembolso que o contribuinte tem de receber (caso haja restituição do imposto cobrado). Para tal basta indicar o NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) da entidade a quem deseja doar 0,5% do seu IRS em 2016. A listagem é divulgada pela Autoridade Tributária e Aduaneira e é composta por cerca de 1000 entidades sem fins lucrativos de várias partes do país.

Saiba quem pode ajudar ao preencher o quadro 9 do anexo H do IRS.

Exemplo de donativo a uma instituição

Contribuinte tem 5000 euros de imposto liquidado e 6000 euros de retenções na fonte. Ao preencher a declaração de IRS, faz a consignação de 0,5% do imposto a uma instituição. O fisco calcula: 5000€ × 0,5% = 25 euros. Este será o valor entregue à instituição escolhida pelo contribuinte.

Como fazer o donativo de 0.5% do seu IRS?

Na declaração de IRS, preencher no anexo H o quadro 9, campo 901, assinalando com um X o espaço IRS e colocando o NIPC da entidade beneficiária.

Além da consignação também pode oferecer a sua dedução do IVA. Consulte o artigo como ser solidário no IRS.