Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

O que fazer para encontrar o primeiro emprego

As dificuldades para encontrar o primeiro emprego são variadas. A experiência profissional é inexistente. A concorrência é imensa. Os anúncios de emprego são exigentes e confusos. A rede de contactos é pequena.

Para os candidatos mais aflitos, que não sabem por onde começar a procurar o primeiro emprego, o Economias deixa ficar as seguintes dicas.

Fazer o primeiro currículo

Pode parecer uma tarefa complicada organizar toda a informação de uma vida em papel, mas como o currículo deve ser simples e conciso, um candidato com pouca experiência consegue fazer um currículo com facilidade. É necessário incluir a formação académica e a experiência em estágios, em voluntariado e em situações de liderança e de trabalho em equipa, para suavizar a falta de experiência profissional.

Veja como fazer o primeiro currículo.

Apresentar-se

Um currículo acompanhado de uma carta de apresentação pode fazer a diferença relativamente à concorrência. Encare a carta de apresentação como uma entrevista de emprego e explique em três parágrafos quem é e quais são as a razões para ser contratado.

Confira como fazer a carta de apresentação para o primeiro emprego.

Apostar na imagem online

Como os recrutadores pesquisam sobre os candidatos online, convém apresentar uma boa imagem na internet. Colocar um portefólio de trabalho online, criar um perfil no LinkedIn, seguir as empresas no Facebook, são boas formas de procurar e conseguir emprego.

Saiba como usar as redes sociais para encontrar emprego.

Aumentar a rede de contactos

É importante criar uma rede de contactos rapidamente e alargar a mesma progressivamente. Nunca se sabe quando pode surgir uma oportunidade de emprego. Pode-se também pedir cartas de recomendação a estes contactos, como aos professores e aos orientadores de estágios, por exemplo.

Procurar em todo o lado  

Procure por trabalho na internet, criando alertas de anúncios para as áreas e para zonas de trabalho do seu interesse, mas não se limite aos anúncios nos melhores sites de emprego.

Leia os anúncios dos jornais. Visite o centro de emprego. Vá às feiras de emprego e às empresas de recrutamento e seleção para obter apoio especializado.

Preparar a entrevista

Uma vez conseguida a tão desejada entrevista de emprego, é altura de praticar as repostas a dar. Memorize as respostas às perguntas comuns da entrevista de emprego e treine a entrevista ao espelho ou com os amigos.

O primeiro emprego está à sua espera.