EMV: o que significa?

Sabe o que é EMV? O significado de EMV é simples: Europay, MasterCard e Visa, as três empresas que desenvolveram esta tecnologia.

O que é o chip EMV?

O chip EMV é um chip que está incluído na generalidade dos cartões de crédito e de débito atualmente. O seu objetivo é dificultar as atividades fraudulentas com os cartões bancários.

O EMV é um padrão de especificações para pagamentos com cartões inteligentes e em dispositivos de aceitação. As especificações EMV foram desenvolvidas para definir um conjunto de requisitos que garantam a interoperabilidade entre cartões de pagamento e terminais baseados em chips.

Como funciona?

Por esta altura já deve estar familiarizado com o processo do chip EMV. Com o EMV insere-se o cartão no terminal e introduz-se o pin pessoal de 4 números. O chip EMV do cartão transmite várias informações entre o cartão, o terminal e o banco. Contrariamente ao cartão de banda magnética, o chip transmite um código de transação único, dificultando a fraude com os cartões.

Quais as vantagens do EMV?

Os cartões com chip EMV contêm microprocessadores incorporados que garantem maior segurança nas transações e outros recursos que não são possíveis com a tradicional banda magnética do cartão bancário, como a interoperabilidade com a infra-estrutura global de pagamentos e a proteção de transações de pagamento online.

O maior benefício apontando ao EMV é então a diminuição das fraudes de cartões resultantes da contrafação, da perda ou roubo dos cartões.