Se está a pensar emprestar dinheiro a um amigo ou a familiares este artigo interessa-lhe. Quem empresta dinheiro a familiares e a amigos deve estar preparado para tudo: desde não receber o dinheiro de volta a perder uma amizade.

Refletir no pedido

Na verdade não há uma resposta concreta para esta questão. Reflita bem no pedido. Não está obrigado a emprestar dinheiro nem a emprestar o valor total que é pedido. Só deve avançar com o empréstimo se tiver disponibilidade financeira e se sentir à vontade com a situação. A regra de ouro é emprestar apenas dinheiro sem o qual pode passar. O próprio pedido pode colocar em causa os laços que unem quem pede e quem recebe o pedido. Lide a situação com pinças.

Olhar para a real necessidade

Outro critério a deliberar é a necessidade. Se a pessoa que pede realmente precisa e a sua intervenção é fulcral ou não. O perfil do pedinte também ajuda a tomar uma decisão: se a pessoa é responsável e capaz de cumprir um plano.

Pense na situação desta pessoa. Se é temporária ou se pode ser de longo termo.

Estabelecer limites

Se avançar com o empréstimo deve esclarecer os termos do empréstimo. Veja as regras dos créditos entre particulares. Estabeleça quando espera receber o dinheiro de volta e em que condições.

Anote todas as datas e particularidades do empréstimo. Não tenha vergonha de estipular uma garantia. A partir daqui as relações serão mais profissionais e menos amigáveis.

Recusar o pedido

Se optar por não avançar com o empréstimo deve ser perentório na sua resposta. Saiba como recusar um pedido de empréstimo a um amigo.

Ajudar de outra forma

Se recusar o pedido veja como pode ajudar esta pessoa mesmo sem colocar diretamente o seu dinheiro em cima da mesa. Pode ajudar um amigo desempregado de várias formas. Pode comprar ou ajudar a vender bens deste amigo aos seus contactos. Sente-se com ele e descubra onde pode melhorar a vida financeira desta pessoa.

Em situação difícil, pode oferecer-se para pagar algumas contas que de momento sejam sufocantes.

Se aceitar o pedido, veja depois como pedir o dinheiro de volta.